Os dirigentes de clubes de futebol do Piauí se reuniram, nesta quarta-feira, por meio de videoconferência, para discutirem a renovação, até o dia 6 de julho, do decreto que estabelece restrições à circulação de pessoas durante a pandemia do coronavírus. Federação de Futebol do Piauí (FFP) e os representantes dos oito clubes que disputam a Série A do estadual reforçaram a possibilidade de concluir o torneio apenas em novembro. Os dirigentes foram informados pela FFP que o retorno do Piauiense 2020 depende do plano de retomada das atividades econômicas do governo estadual, dos decretos municipais e do calendário da CBF.
Os dirigentes de Altos, 4 de Julho, Flamengo-PI, Piauí, Parnahyba, Picos, River-PI e Timon-PI pouco avançaram nas discussões sobre a retomada do Campeonato Piauiense. Para evitar aglomeração de pessoas, o torneio foi paralisado no dia 17 de março pelo decreto estadual que impôs restrições à realização de eventos esportivos. Apenas setores essenciais funcionam durante a pandemia.
Por meio de nota, a FFP informou que vai continuar aguardando a decisão do governo de prorrogar ou não o isolamento.
O esporte foi incluído no terceiro e último grupo prioritário de retomada dos setores afetados pelo decreto. No entanto, o governo paralisou a flexibilização alegando aumento no número de transmissibilidade da Covid-19 no estado. A retomada da economia será feita em três fases, divididas por setores, cada uma com uma cor específica que determina o grau de prioridade: verde (alta priorização), amarelo (média priorização) e verde (baixa priorização).
- PRIMEIRA FASE (atividades de alta prioridade, do grupo verde): indústria de transformação, construção, comércio, agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura.
- SEGUNDA FASE (atividades de média prioridade, do grupo amarelo): administração pública, defesa e seguridade social, atividades administrativas e serviços complementares, educação, saúde humana e serviços sociais, atividades financeiras, transporte, armazenagem e correio, alojamento e alimentação, atividades imobiliárias, eletricidade e gás.
- TERCEIRA FASE (atividades de baixa prioridade, do grupo vermelho): artes, cultura, esporte e recreação, indústrias extrativas, água, esgoto, atividades de gestão de resíduos e descontaminação, serviços domésticos.
O Campeonato Piauiense de futebol foi interrompido no dia 17 de março com ainda 20 jogos para serem cumpridos, dentre eles os dois da grande final. Oito clubes disputam a competição mais importante do estado, que dá ao campeão e vice vaga em torneios nacionais, como a Copa do Brasil, Copa do Nordeste e Série D. Somente em cotas de participação, o campeão estadual do Piauí receberá da CBF algo em torno de R$ 1,3 milhão.
COMO ESTÁ O CAMPEONATO?
Altos e Picos ficaram na 1ª e 2ª posições, respectivamente, na tabela de classificação. O torneio foi paralisado na 10ª rodada da primeira fase, que apontará apenas dois clubes que vão disputar a final.
De acordo com o regulamento, os dois primeiros avançam à final e os dois últimos caem para s Série B — Foto: GloboEsporte.com
QUANTOS JOGOS RESTAM?
9ª rodada
Piauí x River-PI
10ª rodada
River-PI x Parnahyba
11ª rodada
Timon-PI x 4 de Julho
Altos x Picos
Parnahyba x Piauí
Flamengo-PI x River-PI
12ª rodada
Picos x Piauí
River-PI x Altos
Timon-PI x Parnahyba
4 de Julho x Flamengo-PI
13ª rodada
Flamengo-PI x Picos
Parnahyba x Altos
4 de Julho x River-PI
Piauí x Timon-PI
14ª rodada
Piauí x Flamengo-PI
Picos x Parnahyba
Altos x 4 de Julho
River-PI x Timon-PI
FINAIS
Jogo de ida – 2º colocado x 1º colocado
GE-PI
Deixe um comentário