Picos-PI, 4 de maio de 2024
Saúde

Sesapi distribui 21 mil doses de vacinas contra dengue e capacita municípios

A Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) realizou, nesta quinta-feira (2), a distribuição das 21.870 doses de vacina contra a dengue para municípios dos territórios do Entre Rios e da Chapada das Mangabeiras.

Do total de doses da vacina contra a dengue disponibilizadas pelo Ministério da Saúde ao estado, 15.309 foram enviadas aos municípios que integram o território Entre Rios e  6.561 para os da Chapada das Mangabeiras.

“Após a distribuição, caberá aos municípios desenvolverem seus planos de vacinação considerando o público alvo da campanha, que são crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos”, destaca Leila Santos, superintendente de Atenção à Saúde e Municípios da Sesapi.

Antes do envio das doses, a Sesapi realizou uma capacitação com as equipes técnicas dos municípios acerca das informações sobre a aplicação do imunizante, que é administrado em duas doses com intervalo de 90 dias entre elas.

“Essa capacitação orientou como deve ser aplicada a vacina, o seu armazenamento, e a elaboração do cronograma de imunização de cada município”, pontua Bárbara Pinheiro, coordenadora de Imunização da Sesapi, Bárbara Pinheiro.

Até a 17ª semana epidemiológica haviam sido registrados 4.650 casos confirmados de dengue em todo o estado, um aumento de 90,7% em relação ao mesmo período de 2023, além de seis óbitos em decorrência da doença.

BANNER MATÉRIA FINAL

Deixe um comentário