O governador do Piauí, Rafael Fonteles, se reuniu na manhã desta segunda-feira (16) com deputados federais da bancada piauiense para discutir a destinação de recursos para o estado e iniciar articulações políticas visando as eleições de 2026.
Participaram do encontro, realizado no Palácio de Karnak, os deputados federais Florentino Neto (PT), Flávio Nogueira (PT), Jadyel Alencar (Republicanos), Francisco Costa (PT) e Merlong Solano (PT). Também estiveram presentes os pré-candidatos Wilson Martins e José Santana.
Segundo interlocutores que acompanharam a reunião, um dos principais temas em pauta foi a necessidade de manter a fidelidade partidária dentro da base aliada, além do fim das chamadas “chapinhas” — coligações menores para eleições proporcionais — na disputa para a Câmara dos Deputados em 2026.
Fontes ouvidas pela reportagem afirmam que os nomes de Júlio César (PSD) e Marcelo Castro (MDB) já teriam sido definidos como os candidatos ao Senado pela base governista. Também foi discutida a possibilidade de formação de apenas duas chapas proporcionais para a disputa à Câmara Federal.
O deputado Flávio Nogueira, que almeja uma candidatura ao Senado, deixou o encontro sem falar com a imprensa.
Em entrevista após a reunião, o governador Rafael Fonteles evitou comentar os cenários eleitorais e destacou que o foco do encontro foi a destinação de emendas e investimentos:
— Estou sempre conversando com todos os parlamentares da nossa base. É sempre um momento de atualizar o cenário, ouvir as reivindicações de investimentos nos municípios e nas regiões do Piauí. Sobre política, só falarei em 2026 — afirmou.
Já o deputado Florentino Neto comentou que as articulações para o Senado estão em fase avançada e reconheceu a força de partidos como PSD e MDB dentro da aliança:
— Nós defendemos a candidatura do deputado Flávio Nogueira ao Senado, mas percebemos uma firmeza crescente por parte do governador em manter a coligação com o PSD e o MDB, devido à representatividade dessas siglas. Acredito que em breve essa definição será oficializada — concluiu.
Fonte: Cidade Verde

Deixe um comentário