Picos-PI, 26 de janeiro de 2024
Piauí

Piauí reduz fila de cirurgias eletivas nos hospitais do Estado

O governador Rafael Fonteles participou, na tarde desta quinta-feira (25), de uma reunião com diretores de hospitais da rede estadual de Saúde do Piauí, realizada no auditório da Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa. Fonteles comemorou a redução das filas para cirurgias eletivas em até 140 dias. A meta do Governo do Estado é chegar a 60 dias.

WhatsApp Image 2024-01-25 at 18.23.50.jpeg

Rafael Fonteles destaca que este é um momento importante que acontece a cada semestre. “É para apresentar um balanço do que já foi feito, do que conseguimos avançar, um dado muito positivo, o tempo médio de espera da cirurgia eletiva baixou de 460 dias, ou seja, de mais de um ano de espera em média para 144 dias, ou seja, menos de cinco meses, mas nossa meta é que essa média fique abaixo de 60 dias de espera e a gente está fazendo esse trabalho aqui junto a cada hospital, olhando para cada nível de complexidade e eu estou muito confiante”, avalia.

WhatsApp Image 2024-01-25 at 18.23.51 (4).jpeg

O secretário de Estado da Saúde, Antônio Luiz Soares Santos, destaca que o atendimento à população é o foco. “Nosso objetivo é que a melhoria do ambiente hospitalar permita que os fluxos melhorem e a população perceba que realmente melhorou a saúde da região onde mora”, destaca.

Durante a reunião, foi destacado o Programa Piauí Saúde Digital, projeto pioneiro no Brasil, que amplia a oferta de consultas especializadas com o uso da telemedicina. Lagoa de São Francisco, Piripiri e Piracuruca já dispõem da tecnologia, que será ampliada também para Luzilândia.

Certificações

Ao final do encontro com os gestores de saúde, parte dos diretores, superintendentes e demais participantes foram certificados pela conclusão do curso de atualização de gestão hospitalar realizado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), Superintendência de Gestão da Administração (Sugad), Diretoria de Unidade de Gestão de Pessoas (Dugp) e Gerência de Desenvolvimento e Qualificação (GDQ) da Escola de Saúde Pública do Estado do Piauí (ESPPI/SESAPI).

O Curso foi realizado na Escola de Gestão e Controle Conselheiro Alcides Nunes do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE/PI), em Teresina, entre os dias 29 de junho a 24 de agosto de 2023, com carga horária de 120 horas.

BANNER MATÉRIA FINAL 2

Deixe um comentário