Picos-PI, 3 de agosto de 2023
Educação

Seduc inicia formação para ampliação do ‘Alfabetização na Idade Certa’

Mais de 5 mil pessoas acompanharam, por meio do Canal Educação, a aula inaugural das Formações Continuadas do Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa no âmbito da expansão para o atendimento às creches, realizada nesta quarta-feira (2).

A aula inaugural faz parte do conjunto de ações da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em parceria com o programa Pacto pelas Crianças do Piauí, para a ampliação do Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa (PPAIC), com a colaboração dos municípios para aperfeiçoar o atendimento à educação infantil.

Estiveram presentes no início da formação, o secretário de Estado da Educação do Piauí, Washington Bandeira, e a coordenadora do Pacto pelas Crianças, Isabel Fonteles.

“Estamos ampliando o investimento na alfabetização na idade certa e iniciamos, junto com a primeira-dama e coordenadora-geral do Pacto pelas Crianças do Piauí, Isabel Fonteles, as formações continuadas do Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa (PPAIC) voltadas para a primeira infância. Transmitida pelas plataformas do Canal Educação, a aula inaugural contou com mais de 5 mil visualizações de profissionais da educação dos municípios piauienses que atuam nas creches com o objetivo de aperfeiçoar as práticas pedagógicas e promover a educação integral das nossas crianças”, pontuou o secretário Washington Bandeira.

O programa Pacto pelas Crianças do Piauí visa implementar ações e políticas públicas voltadas às crianças, em áreas como saúde, educação e assistência social. A educação atuará garantindo capacitação para todos os professores e gestores escolares que atuam com crianças de 0 a 3 anos e 11 meses, nos municípios do território piauiense.

Professores da educação infantil (creches), coordenadores regionais e municipais do PPAIC; gestores escolares e dirigentes municipais de educação de municípios como Dom Expedito Lopes, Regeneração, Marcolândia, Buriti dos Lopes, Pimenteiras, entre outros, acompanharam a transmissão.

Dentre as manifestações do chat ao vivo, a professora Keylla Mendes destacou a importância do olhar ao público infantil. “A educação evoluindo cada vez mais, um grande programa, que hoje olha para o público da primeira infância, muito feliz com a atitude de vocês”, comentou no chat da aula inaugural.

Segundo Isabel Fonteles, o Pacto pelas Crianças envolve toda a sociedade e este momento marca o investimento estratégico da educação no desenvolvimento da primeira infância. “O Pacto pelas Crianças do Piauí tem um caráter interdisciplinar colaborativo que envolve, não apenas os entes governamentais, mas toda a população piauiense em uma visão que abrange todos os direitos da criança. Na educação, contamos com diagnósticos para elaborar nossas ações no atendimento à primeira infância com o kit mobília-creche; instalações de brinquedopraças e a ampliação e fortalecimento do PPAIC”, detalhou a coordenadora.

Formação do PPAIC no âmbito do Pacto pelas Crianças 

Na programação, a consultora educacional do Plano de Formação da Educação Infantil, Ana Maura Tavares dos Anjos, realizou a palestra magna “A identidade do professor de bebês e de crianças bem pequenas”; na sequência, a coordenadora do Eixo de Fortalecimento da Aprendizagem do PPAIC, Lia Sousa, realizou a apresentação da proposta e do plano de formação ao público-alvo.

As formações serão realizadas no formato remoto, através do Canal Educação, com carga horária total de 16 horas, subdivididas em 4 módulos de 4h cada, sendo 2h de atividades síncronas e 2h de atividades assíncronas (quiz e estudo dirigido) que serão compartilhadas junto aos professores que atuam nas creches através dos formadores regionais e municipais e estes irão também acompanhar o consolidado dos registros realizados no quiz pelos professores no sistema de monitoramento do PPAIC.

Repórter: Willame Lucas

BANNER MATÉRIA FINAL 2

Deixe um comentário