Picos-PI, 5 de janeiro de 2022
Cidades

Ministros visitam áreas alagadas em Teresina e anunciam apoio do Governo Federal

O ministro-chefe da Casa Civil, senador Ciro Nogueira (Progressistas), e o ministro da Cidadania, João Roma, desembarcaram em Teresina na manhã desta quarta-feira (05). Junto do prefeito Dr. Pessoa (MDB), eles vão visitar áreas impactadas por alagamentos provocados por chuvas na capital

Em entrevista à imprensa, Dr. Pessoa, afirmou que a visita dos membros do Executivo a capital piauiense não é “a passeio, para fazer fotos” e disse esperar contar com o apoio emergencial do governo federal.

“Os dois ministros não vão vir aqui para fotografar, para passear, vão vir para mudar o Piauí, hoje em específico, Teresina”, declarou.

Ao Cidadeverde.com, o ministro João Roma confirmou que mantimentos serão enviados para Teresina, no entanto, ainda não confirmou a valor dos recursos que serão destinados. Segundo ele, o intuito é ouvir o prefeito da capital para verificar o que é necessário neste momento.

Por meio de Medida Provisória o Governo Federal já liberou 700 milhões a regiões atingidas por fortes chuvas. Destes, segundo João Roma, R$ 200 serão destinados para a Bahia.

Neste momento, os ministros vão sobrevoar as áreas alagadas.

Na aeronave embarcaram Ciro Nogueira, João Roma, o deputado Átila Lira (Progressistas) e o presidente da Eturb, João Duarte, o Pessoinha. Já o prefeito seguiu para o local de carro.

Cidadeverde.com apurou que as principais demandas que serão levadas para Ciro Nogueira e João Roma são pedidos para estruturação da secretaria de Defesa Civil, pasta criada ainda nesta gestão, e que carece de itens básicos para prestação de socorro emergencial para as famílias, como alimentação, água e colchões.

Além disso, também será requerida a atenção do governo para ações no bairro Torquato Neto. Dr. Pessoa entregará também à Ciro Nogueira um ofício reforçando outros pedidos anteriores feitos pela prefeitura da capital.

Foto: Roberta Aline/Cidadeverde.com 

Já João Roma defendeu que sejam deixadas de lado disputas partidárias e políticas. O Brasil, atualmente, é bastante polarizado entre governadores e prefeitos que apoiam ou são contra Bolsonaro.

O ministro relatou que o Governo Federal trabalha de forma integrada, tanto para fazer o levantamento das áreas afetadas e posteriores recuperações, como para prestar socorro às famílias desabrigadas.

Roma acrescenta esperar o mesmo esforço de estados e municípios e elogiou o trabalho de voluntários nas áreas atingidas.

“A sociedade vai precisar da ajuda de todos, do esforço de cada um de nós. Esse não é momento de disputa política, partidária ou ideológica. É momento de estarmos todos trabalhando para aumentarmos a eficácia de nossas ações em defesa da população que está sofrendo nesse momento”, frisou.

Em seguida, ele também acrescentou que além de Teresina, outros municípios piauienses vão receber mantimentos.

Ciro Nogueira afirmou que, junto de João Roma, terá uma reunião com Jair Bolsonaro na quinta-feira (05) para levar ao presidente as demandas constadas durante visita à Teresina nesta manhã.

“Tanto eu como o ministro Roma estamos em contato com o presidente, muito preocupado todo esse período, dando determinações, orientação e condições necessárias para darmos essa assistência para as pessoas que tanto estão precisamos”, pontou.

Ao final da agenda em Teresina, um relatório feito pela Defesa Civil será entregue aos ministros, e após o recebido será feito o diagnóstico dos valores em recursos que serão encaminhados para a capital piauiense.

“É difícil você sair mensurando, sair anunciando valores seria uma irresponsabilidade da minha parte, é a Prefeitura quem tem que dizer e tudo que for necessário para atender as necessidades dos desabrigados do Brasil vamos fazer”, pontou o senador licenciado.

BANNER SQUARE FINAL

Deixe um comentário