Picos-PI, 9 de junho de 2020
Piauí

Taxa de transmissão cai e Piauí foca nos casos importados de covid-19

Na semana passada, o governador Wellington Dias havia comemorado a redução na taxa de transmissão da covid-19 no Piauí. Esse índice, chamado de R0, refere-se à transmissibilidade da doença, ou seja, quantas pessoas alguém infectado pode contaminar. Durante a apresentação do Protocolo de Retomada Gradual (PRO) das atividades econômicas do Piauí, o chefe do Executivo anunciou que a taxa de transmissibilidade da covid-19 no Estado chegou a 0,9. Isto significa dizer que cada contaminado só contamina mais uma pessoa.

O índice do R0 abaixo de 1 é considerado o ideal pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para se falar sobre reabertura das atividades econômicas. Foi com base nisso que o Governo autorizou a implantação do PRO Piauí. Em outras palavras, significa dizer que o Piauí agora encontra-se na chamada fase de “crescimento decrescente” da pandemia: quando a curva da doença sobe, mas em escala menor que nas semanas anteriores.

Os dados foram obtidos pela pesquisa sorológica feita pelo Instituto Amostragem junto com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi). “Lá atrás nas primeiras edições [da pesquisa] nós tínhamos uma pessoa transmitindo para aproximadamente três outras. Se eu tinha 10 mil casos em uma semana, na semana seguinte, eu teria 40 mil. Subimos de 4 mil casos para 17 mil na primeira estimativa. Depois esse índice caiu para 1,7; depois para 1,2 e agora tem o R0 de 0,9. Uma pessoa transmite para uma pessoa e o risco maior que se tem agora na importação de casos de outros estados e de outros países”, explicou o governador Wellington Dias.

É por conta desse risco que a gestão estadual está reforçando as barreiras sanitárias junto às fronteiras do Piauí com outros estados e se pactuando com os municípios do interior, em especial aqueles nas regiões de divisa, para ampliar a testagem de sua população e de quem chega ao Estado

O próprio PRO Piauí prevê medidas que mantenham a redução da transmissibilidade da covid-19, através do BuscAtiva que trabalha com a localização, tratamento e recuperação com antecedência do paciente com  coronvírus de modo a evitar o agravamento da doença e a ocupação de vagas de UTI.

O governador Wellington Dias anunciou que as medidas de isolamento social seguem valendo no Estado até o dia 22 de junho. Nesse período, o comitê PRO Piauí, que será responsável pelo parecer técnico para a flexibilização do comércio, irá elaborar os protocolos que serão seguidos pelos setores econômicos da construção civil, serviços de saúde e automotivo. O comitê analisará semanalmente os números da doença no Piauí e pode decidir para reabertura de novos setores ou retroceder nas deliberações.

 

 

ODia

BANNER FINAL MATÉRIA 02

Deixe um comentário