A Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Lisboa, por meio das Secretarias de Assistência Social, Educação e Saúde, deu início nesta quarta-feira, 14 de maio, a uma série de ações intersetoriais em alusão à campanha Maio Laranja e ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado no dia 18 de maio.

Fotos: Mateus Silva
Com o objetivo de conscientizar, informar e mobilizar a sociedade em torno da proteção integral de crianças e adolescentes, a iniciativa reafirma o compromisso da gestão municipal em enfrentar de forma conjunta e eficaz a violência sexual contra esse público vulnerável.
As atividades começaram com ações educativas em unidades de ensino das redes municipal e estadual. Durante a manhã, alunos do 1º ao 5º ano do Núcleo Municipal de Educação Francisco das Chagas Rodrigues participaram de uma atividade lúdica no Colégio Miguel Borges. No Centro de Ensino de Tempo Integral (CETI) Maria de Carvalho, foi realizada uma roda de conversa com estudantes do ensino fundamental e médio. O Colégio CIC também promoveu uma programação especial voltada para turmas do Ensino Fundamental I e II.
O evento contou com a presença do prefeito Erivaldo Lopes; da secretária de Educação, Patrícia Leal; do secretário de Saúde, Marcone Carvalho; da assessora especial da Secretaria de Assistência Social, Érica Barros; do comandante da 3ª Companhia da Polícia Militar de Santo Antônio de Lisboa, Tenente André; da diretora da Unidade Mista de Saúde Pedro Vicente, Beatriz; membros do Conselho Tutelar; servidores municipais e a comunidade em geral.
Em entrevista, o prefeito Erivaldo Lopes destacou a relevância da campanha. “Hoje, 14 de maio, iniciamos uma série de ações conjuntas em alusão ao Maio Laranja. O pontapé inicial foi dado nas escolas, com crianças do 1º ao 5º ano, por entendermos que a escola é um ambiente de cuidado, proteção e educação. Teremos, ao longo da semana, rodas de conversa com os pais, com a iniciativa privada e com as escolas estaduais, culminando na próxima semana com visitas a todas as escolas do município”, afirmou.
O gestor também fez um convite à população para participar da programação. “Convido toda a comunidade para, no domingo, dia 18, estarmos juntos em uma grande atividade na Praça Justino Batista e na Feira Livre, reforçando essa luta. Cuidar das nossas crianças é uma responsabilidade de todos nós”, completou.
A secretária de Educação, Patrícia Leal, também ressaltou a importância da mobilização.
“Estamos dando início às atividades do Maio Laranja com muita responsabilidade e compromisso. Essa campanha nacional tem o propósito de alertar sobre a gravidade da violência sexual contra crianças e adolescentes. A cor laranja representa a fragilidade e a vulnerabilidade desse público que precisa de cuidado e proteção”, destacou.
As ações do Maio Laranja continuarão ao longo dos próximos dias, envolvendo escolas, famílias, profissionais da rede de proteção e a comunidade em geral. O foco será a prevenção, o enfrentamento da violência sexual e a promoção de um ambiente seguro e acolhedor para o pleno desenvolvimento de crianças e adolescentes em Santo Antônio de Lisboa.
Veja mais fotos;

Deixe um comentário