Educação

Diocese de Picos promoverá evento sobre o Pacto Educativo Global com autoridades e educadores

No próximo dia 27 de março, a Diocese de Picos promoverá um encontro para discutir a implementação do Pacto Educativo Global na região. O evento reunirá gestores municipais, prefeitos dos 42 municípios que compõem a diocese, secretários de educação, diretores de escolas, representantes das gerências regionais de educação estadual de Paulistana, Fronteiras e Picos, além de reitores de universidades e demais profissionais ligados à educação.
O Pacto Educativo Global é uma proposta lançada pelo Papa Francisco em 12 de setembro de 2019, com o objetivo de promover um compromisso coletivo com a educação integral. A iniciativa busca “reavivar o compromisso para e com as novas gerações, renovando a paixão por uma educação mais aberta e inclusiva”, conforme destacou o pontífice. O pacto se fundamenta em sete compromissos que visam colocar a pessoa no centro da educação, ouvir as gerações mais novas, promover a participação feminina, responsabilizar a família, se abrir à acolhida, renovar a economia e a política, e cuidar da casa comum.
Um compromisso coletivo com a educação
Foto: Pe. Carlos Danilo – Coordenador do Jubileu Diocesano 
Segundo o padre Carlos Danilo, o pacto não se limita ao âmbito escolar, mas propõe uma responsabilidade compartilhada por toda a sociedade.
“O Papa Francisco utiliza um ditado africano que diz que para educar uma criança é preciso de uma aldeia inteira. Ou seja, todos somos responsáveis pela educação. Para alcançar uma educação integral, o Papa convida a um pacto que todos devemos abraçar. Por isso, nesse encontro aqui na diocese de Picos, queremos chamar todos os que estão diretamente ligados à educação para que o pacto seja implementado onde houver ambiente educativo”, afirmou o padre.
Foto: Ir. Regina Nascimento – Coordenação do Jubileu 
O Instituto Monsenhor Hipólito (IMH) já desenvolve ações alinhadas aos princípios do Pacto Educativo Global, promovendo uma educação aberta e inclusiva. A  diretora do IMH, irmã Regiane Nascimento, destacou que a instituição coloca o protagonismo dos estudantes no centro das atividades pedagógicas.
“Nossos projetos e componentes curriculares já estão conectados ao pacto. Hoje, por exemplo, das 14h às 15h30, os alunos do ensino médio irão realizar uma sessão na Câmara dos Vereadores, assumindo cargos de vereadores e presidentes da Câmara para debater temas como a fraternidade ecológica integral. É uma forma de vivenciar na prática os compromissos propostos pelo Papa”, destacou a irmã.
Jubileu e Educação como Prioridade
Foto: Dom Plínio José – Bispo Diocesano
O encontro também faz parte das comemorações do jubileu de 50 anos da Diocese de Picos. Para Dom Plínio, bispo diocesano, é fundamental que a educação esteja no centro das discussões, reforçando a importância da formação cidadã e da valorização da família.
“Em meio às comemorações dos 50 anos da nossa diocese, vamos reunir 42 municípios para tratar dessas questões, colocando a pessoa no centro e destacando a educação e a família como a base na formação da consciência cidadã dos nossos jovens. O Pacto Educativo Global nos desafia a construir uma sociedade mais justa e solidária, onde a educação não seja responsabilidade apenas da escola, mas de toda a comunidade. Precisamos fortalecer o compromisso de formar pessoas conscientes, capazes de promover a paz e o cuidado com a casa comum. Esta é uma oportunidade de reafirmarmos nosso compromisso com uma educação que transforma e constrói pontes de solidariedade e fraternidade”, pontuou Dom Plínio.
BANNER MATÉRIA FINAL 2

Deixe um comentário