
HEMOPI de Picos – Foto: Tô de Olho
O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi) está convocando os foliões para doar sangue antes das festividades de Carnaval.
Segundo a diretora técnica do Hemopi, Karina Nava Almeida, as doações costumam cair cerca de 30% durante períodos festivos, o que pode comprometer o atendimento a pacientes que necessitam de transfusão.
“Essa redução geralmente acontece nesses grandes períodos festivos, e o nosso Carnaval é um momento em que as doações ficam em queda. No entanto, nossos pacientes continuam sendo internados. É um período de muito movimento na cidade e no estado, e, muitas vezes, há grande demanda por cirurgias. Por isso, precisamos ainda mais dessas doações”, explicou Karina Nava Almeida.
Horário de funcionamento
Em Teresina, o Hemopi funciona de segunda a sexta-feira, das 7h15 às 18h, e aos sábados e feriados, das 7h30 às 18h. Já nas unidades de Picos, Parnaíba e Floriano, o atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h.
“O Hemopi convoca a todos: antes de pular o seu Carnaval, venha aqui salvar vidas! Uma doação pode salvar mais de quatro vidas. Se você ainda não doou este ano, aproveite este período antes de cair na folia e passe aqui!”, concluiu a diretora.
Quem pode realizar a doação de sangue?
Para doar sangue, é necessário estar em boas condições de saúde. Além disso, é preciso:
- Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até os 60 anos (menores de 18 anos devem verificar as condições e autorizações necessárias);
- Pesar no mínimo 50kg;
- Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas);
- Estar alimentado (evitar alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem a doação).

Deixe um comentário