Política

Abertura oficial do ano legislativo da Câmara Municipal de Picos acontece nesta quinta-feira (06)

Nesta quinta-feira (06/02), acontecerá a sessão oficial de abertura dos trabalhos na Câmara Municipal de Picos (PI). Na ocasião, o prefeito Dr. Pablo Santos (MDB) fará a leitura da mensagem do Executivo para o Legislativo. A expectativa é de que as galerias da Câmara fiquem lotadas.

A sessão será presidida pelo novo presidente da Casa, vereador José Rinaldo Cabral Pereira Filho, o Rinaldinho (MDB). Tradicionalmente, os prefeitos utilizam esse momento para prestar contas do ano anterior e apresentar os projetos para o futuro. No entanto, como Pablo Santos assumiu a gestão há apenas um mês, sua fala deve se concentrar na atual situação do município e nos desafios enfrentados neste período inicial.

“No caso do Pablo, ele não tem como prestar contas do ano anterior porque não era o prefeito. Mas ele pode relatar como encontrou o município, os desafios que enfrentou nesses últimos 30 dias, principalmente com os problemas que atingiram Picos, e o que pretende fazer no restante do ano”, explicou Rinaldinho.

Ampliação da Câmara e crescimento da bancada feminina

Nesta legislatura, a Câmara de Picos passou de 15 para 17 vereadores, e a representatividade feminina também cresceu, dobrando de duas para quatro parlamentares. Agora, o município conta com as vereadoras Noêmia Marques (PP), Dalva Mocó (PSB), Valdívia Santos (PT) e Creusa Nunes (MDB).

“As expectativas são as melhores possíveis. Passamos de 15 para 17 vereadores, e a bancada feminina dobrou. Hoje, temos as vereadoras Noêmia Marques, Dalva Mocó, Valdívia e Creusa. Na legislatura passada, eram apenas Dalva Mocó e Valdívia. Acredito que, independentemente de oposição ou situação, devemos trabalhar de forma harmônica. Não quero mais que ocorram brigas de cunho pessoal entre os vereadores, como aconteceu na legislatura passada”, destacou o presidente da Câmara.

Ele também adiantou que, na próxima semana, os vereadores se reunirão para a formação das comissões, incluindo a Comissão de Ética e Decoro Parlamentar, que foi bastante acionada na legislatura anterior.

“Quero dizer que a sessão desta quinta-feira é apenas a abertura dos trabalhos. Apenas o prefeito usará a palavra. Mas, na próxima sessão, que será no dia 13, nos reuniremos no dia 12 para formar as comissões, definir presidentes, relatores e membros, incluindo a Comissão de Ética e Decoro Parlamentar, que foi muito acionada na legislatura passada devido a conflitos entre vereadores, resultando, muitas vezes, em penalidades. Espero que esse ano seja diferente e que possamos trabalhar com respeito à minoria e à maioria.

Presença do ministro Wellington Dias

A sessão desta quinta-feira deve ser breve, pois contará apenas com a fala do prefeito Pablo Santos. Além disso, no mesmo horário, a cidade de Picos receberá a visita do ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, que apresentará ações do ministério na região. O prefeito deve acompanhar a agenda ministerial.

“Teremos a presença do ministro do Desenvolvimento Social, ex-governador e senador Wellington Dias, que estará em Picos apresentando algumas ações do ministério, provavelmente por volta das 15h30 ou 16h. Com certeza, o prefeito Pablo irá acompanhá-lo. Então, a sessão será rápida. Ela já seria breve porque apenas o prefeito falará, mas esse compromisso reforça a necessidade de agilidade”, explicou Rinaldinho.

Fortalecimento do Legislativo

Como membro da base governista, o presidente da Câmara afirmou que pretende trabalhar para fortalecer o papel do vereador e garantir uma relação produtiva entre os poderes.

“A expectativa é muito boa. Meu objetivo é fortalecer cada vez mais o papel do vereador. Para isso, pretendo cobrar dos secretários municipais para que respondam aos ofícios e requerimentos dos vereadores. A população procura o vereador para resolver problemas, seja de iluminação, abastecimento de água, recuperação de estradas ou pavimentação, e é essencial que tenhamos respostas concretas para oferecer. Isso fortalece o Legislativo”, afirmou.

Igualdade entre pares

Rinaldinho ressaltou ainda que pretende garantir que todos os vereadores tenham voz ativa, independentemente de estarem na base governista ou na oposição.

“O vereador é o para-choque de qualquer administração. A primeira pessoa que a população procura para relatar um problema não é o prefeito, é o vereador. Então, precisamos garantir uma boa relação entre Executivo e Legislativo. Vou lutar para que os vereadores de oposição sejam respeitados da mesma forma que os da base governista no atendimento de suas demandas”, concluiu.

BANNER MATÉRIA FINAL

Deixe um comentário

Você precisa estar logado para poder comentar.