Picos-PI, 3 de junho de 2024
Piauí

Previsão aponta umidade do ar abaixo de 30% no Piauí

O mês de junho marcará o fim das chuvas, a elevação das temperaturas e a queda na umidade ar no Piauí, é o que afirma Sara Cardoso, coordenadora da Sala de Monitoramento e Previsão de Eventos Climáticos Extremos da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh).

Segundo a especialista, o clima nos municípios piauienses será afetado pela transição dos fenômenos oceânicos e atmosféricos provocados pelo início da neutralidade do fenômeno do El Niño e a possibilidade de ascender a La Ninã. Por conta disso, a tendência é que o estado passe por um período de seca.

“Em junho vamos observar uma grande amplitude térmica, principalmente em municípios do Sudoeste. A amplitude térmica é a diferença entre as mínimas e máximas. Vamos ter mínimas que podem ficar abaixo inclusive dos 15 graus durante a madrugada, entre 3h e 6h, principalmente, e as máximas podem chegar aos 38 graus”, disse.

Como consequência disso, a tendência também é de queda da umidade nestas áreas. “Vão ficar abaixo dos 30%. Elas já estão, mas elas vão persistir com mais regularidade. Veremos temperaturas bem elevadas em virtude disso, então é possível que a gente veja em 38 graus ainda em junho”, afirmou Sara Cardoso.

Apesar de ainda haver chances de chuvas isoladas em municípios localizados na faixa do Centro-Norte do estado, a previsão para essa região também é de aumento gradual das temperaturas e queda na umidade relativa do ar.

“Ainda vamos observar algumas chuvas isoladas, mas também a despedida dessa estação chuvosa, desse período de transição do final dessas chuvas que estávamos vendo até o momento. Então daremos adeus às chuvas da faixa Norte e veremos um aumento considerável dessas temperaturas e com previsão de baixas umidades”, conclui a climatologista.

Cidade Verde

BANNER MATÉRIA FINAL 2

Deixe um comentário