Picos-PI, 29 de março de 2024
Piauí

Semana Santa: conheça os principais destinos religiosos do PI

O turismo religioso no Piauí é uma verdadeira potência que atrai fiéis durante todo o ano, sendo notório um crescimento especialmente no período da Semana Santa. São muitos os destinos com roteiros que contemplam monumentais patrimônios de fé, como catedrais, museus, mirantes, entre outros espaços. A Secretaria de Estado do Turismo (Setur) indica alguns deles para conhecer durante o feriado santo. Confira:

Oeiras

Conhecida como a Capital da Fé, o município de Oeiras é o berço da religiosidade do Piauí. É nela que turistas têm acesso a atrativos que se destacam por suas dimensões históricas e arquitetônicas.

Espaços turísticos como a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Vitória, considerada a primeira igreja do Piauí, e os museus do Divino Espírito Santo e de Arte Sacra de Oeiras (MAS) são passeios obrigatórios para quem visita a cidade. Além disso, os mirantes dos morros da Cruz e do Leme também não podem ficar de fora de qualquer roteiro.

Oeiras ainda possui tradicionais eventos que acontecem anualmente, como as procissões de Bom Jesus dos Passos, que reúne fiéis trajando vestimentas de cor roxa, e do Fogaréu, em que o percurso é realizado apenas por homens, na quinta-feira da Semana Santa.

A Secretaria do Turismo está realizando, até o dia 29 de março, ações do projeto Caminhos da Fé, com passeios gratuitos guiados por profissionais de turismo nas principais rotas religiosas de Oeiras. Também serão entregues ecobags, água mineral, abanadores, velas e material informativo durante a Procissão do Fogaréu.

Floriano

Outro destino religioso bastante famoso no estado é Floriano, que abriga a segunda maior cidade cenográfica da região Nordeste. É nesse espaço que acontece uma das maiores encenações do Espetáculo da Paixão de Cristo de todo o país.

floriano-Otavio-Almeida.png

E, para viver uma Semana Santa ainda mais completa em Floriano, os turistas podem visitar alguns atrativos turísticos, como a Catedral de São Pedro de Alcântara, o Santuário de Nossa Senhora da Guia e o Mosteiro das Monjas Concepcionistas.

Santa Cruz dos Milagres

Fé e devoção são palavras que definem muito bem a cidade de Santa Cruz dos Milagres. Considerado o terceiro maior local de romaria da região Nordeste, o destino religioso atrai centenas de fiéis o ano todo, sendo, também, o único santuário piauiense reconhecido pelo Vaticano.

Snapinsta.app_343604090_556864733226098_2675365917868374644_n_1080.jpg

No Santuário de Santa Cruz do Milagres, turistas podem conhecer duas igrejas: a matriz, construída no século XX, e um templo maior, inaugurado em 2016 e com capacidade para 3 mil pessoas. Há ainda a Casa dos Romeiros, onde muitos visitantes podem descansar e um olho d’água dito milagroso.

Bom Jesus

No Sul do estado, outro destino que se destaca é a cidade de Bom Jesus, que também realiza a encenação da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo. Ademais, a Catedral de Nossa Senhora das Mercês e o Santuário de Bom Jesus da Boa Sentença promovem tradicionais celebrações religiosas que encantam e envolvem fiéis e turistas no feriado santo.

Snapinsta.app_332316034_868910864200470_148776473719937649_n_1080.jpg

Teresina

A capital do Piauí, Teresina, é mais um destino que integra os roteiros de fé do estado. Ao chegar à cidade, o que não falta é opção para o turista contemplar e fortalecer a sua fé.

Igrejas como a de São Benedito e de Nossa Senhora do Amparo, a Catedral de Nossa Senhora das Dores e a Paróquia de São José Operário são templos bastante visitados e queridos. Há também o Convento São Benedito e os museus de Arte Sacra Dom Paulo Libório, Dom Avelar Brandão Vilela e o de Arte Santeira, situado no Parque Estação da Cidadania.

Snapinsta.app_339360352_198922096196555_5505696918593828399_n_1080.jpg

A capital também oferece, durante a Semana Santa, uma programação com solenidades e celebrações litúrgicas que conduzem os fiéis a experiências de profunda reflexão e conexão espiritual.

BANNER MATÉRIA FINAL

Deixe um comentário