O anúncio da vacinação para idosos de 75 a 79 anos de idade em Picos, no interior do Piauí, gerou longas filas. Na noite dessa segunda-feira (22), um dia antes da aplicação das doses, moradores se aglomeraram em frente ao posto de vacinação para tentar garantir vacina. Algumas pessoas chegaram a ‘dormir’ no local.
Para resistir à espera, moradores levaram cadeiras. Outros se revezavam ou sentavam em calçadas.
O secretário municipal de Saúde de Picos, Aldo Gil, conta que as filas são devido a quantidade reduzida de doses enviadas à cidade. De acordo com o painel epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), Picos recebeu 4.922 vacinas, quantitativo que, segundo a prefeitura, só alcanca 3% da população de mais de 78 mil habitantes.
Imagens mostram que no início da manhã de hoje, a aglomeração era ainda maior.
A Secretaria Municipal de Saúde emitiu uma nota lamentando a situação. Confira;
Nota de Esclarecimento
A SMS de Picos vem a público lamentar o fato de que pessoas estiveram desde ontem à noite em filas nos postos de vacinação esperando uma senha que só seria distribuída pela manhã, dentro do horário determinado pelo cronograma da Coordenação de Imunização de Picos. Reiteramos que a quantidade de doses está sendo determinada e enviada pelo Ministério da Saúde, e está sendo insuficiente para suprir a demanda de cada faixa prioritária, também determinada pelo MS e baseada em dados defasados de um censo de vários anos atrás. Compreendemos a preocupação da população e somos solidários neste momento. Mas não nos resta outro caminho senão respeitar as determinações dos órgãos federais e estaduais e pedir que sigam o cronograma destinado aos postos, chegando o mais cedo possível, mas sem a necessidade de passar a noite em filas que geram aglomerações e trazem risco elevado de contaminação, exatamente o que nossa imunização quer prevenir.
Estamos estudando um meio que contemple essa situação da melhor forma possível, mas enquanto a quantidade de doses for menor que a demanda, nos depararemos com filas. Estamos trabalhando incessantemente para conseguir imunizar toda a população Picoense, por isso somos uma das poucas cidades do Piauí e do Brasil que aderiram ao consórcio de vacinas, para estarmos prontos para adquirir o imunizante para todos os picoenses assim que for liberado para compra.
Nosso compromisso é com a saúde do nosso povo. E seguimos decididos a vencer essa crise de saúde com a solidariedade e compreensão de todos.
Com informações da CidadeVerde
Deixe um comentário