A Assembleia Legislativa do Estado deve votar nesta terça-feira (5) as quatro mensagens de pedidos de empréstimo bilionário do governo do Piauí a bancos. Só do Banco do Brasil o governador Wellington Dias quer um empréstimo de até R$ 1 bilhão, que será investido em saúde, segurança e infraestrutura.
O deputado Francisco Limma (PT), líder do governo na Alepi, disse que ainda aguarda a pauta , mas a expectativa é que a votação seja realizada hoje. Parte dos recursos para a saúde será investida no combate à pandemia do coronavírus.
Limma explica que para o Banco Mundial o governo quer um aditivo de U$ 100 milhões, que serão aplicados na saúde, saneamento e regularização fundiária e geração de renda rural.
Ao BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento- e o Fundo Internacional para Desenvolvimento da Agricultura- FIDA o governo quer um adicional de U$ 3 milhões a um projeto já aprovado anteriormente e Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente.
A última mensagem é um pedido de empréstimo ao BRB – Banco Regional de Brasília – de R$ 83 milhões . O dinheiro será aplicado na recuperação de rodovias estaduais.
O deputado Limma defende que os empréstimos são importantes para a retomada da economia do Piauí. “O país já vinha em um processo de recessão econômica, agora com a pandemia do coronavírus essa situação se agrava. Para retomar o crescimento da economia é preciso que haja a injeção de recursos tanto na área da saúde, como termos investimentos em ações emergenciais para socorrer as famílias mais pobres ,principalmente de apoio a pequenas e médias empresas. Também para retomada de algumas obras como estratégia de injetar recursos na economia e retomar o emprego”, ressalta.
CidadeVerde
Deixe um comentário