Picos-PI, 16 de março de 2020
Cidades

Picos registra maior chuva do ano e meteorologia contabiliza 110 milímetros

A cidade de Picos registrou nesta segunda-feira (16) a chuva mais forte do ano de 2020. As precipitações tiveram início 3h30 da madrugada e se estenderam até as 8h da manhã. De acordo com registros da estação de meteorologia do INMET em Picos, a chuva foi de forte intensidade, contabilizando 110 milímetros.

Forte chuva em Picos

A tempestade causou a inundação de diversos pontos da cidade, especialmente no Centro e Junco, o que levou ao caos no trânsito.

De acordo com o climatologista Werton Costa, a chuva deve prosseguir com menor intensidade durante todo o dia. Ele informa ainda que a frequência de chuva diminui a partir de agora.

“A previsão já vinha sinalizando isso, que a gente teria uma quantidade de chuva que abrangeria uma área da altura de Floriano, passando pela faixa sertaneja, que abrange entre Valença e Picos. A chuva de ontem da região de Picos já sinaliza a transição de março para abril, onde começa a diminuir os volumes. Mas ainda tem muita chuva boa para cair”, disse ele.

 

A Prefeitura Municipal de Picos está realizando ações para amenizar os efeitos causados pela forte chuva que caiu na madrugada desta segunda-feira (16).

Secretário Edilberto Cirilo

A Secretaria de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana está monitorando e acompanhando todas as áreas mais afetadas pela chuva.“Estamos acompanhando, mas o problema maior está lá no balão, no bairro bomba próximo ao Cemitério São Pedro de Alcântara, na Rua do Cruzeiro e provavelmente haverá problema ali na Rua Monsenhor Hipólito também, os demais estão sobre controle”, disse o Secretário Edilberto Cirilo.

Secretário Airton de Carvalho

A Secretaria de Serviços Públicos já está atuando em prol da limpeza dos locais que foram afetados pelos altos índices de chuvas desta madrugada. “Já estamos atendendo de acordo com as demandas que estão chegando aqui na secretaria por meio de ligações e mensagens, tomando as providências necessárias para tentar solucionar o problema com relação a essas fortes chuvas que cairam desde a madrugada”, disse o Secretário Airton de Carvalho.

O Secretário de Obras, Wesley Bezerra, fala das medidas a serem tomadas.“Estamos visitando as regiões mais críticas, mas vamos esperar o nível da água abaixar para fazer um estudo das ações emergências”, explica.

Equipe de técnicos da Defesa Civil de Picos, estão realizando visitas de prevenção nas residências em locais de risco no município. Engenheiros avaliam a situação dos imóveis que apresentam problemas estruturais e fazem orientações aos moradores.

Áreas de risco

“Estamos sendo procurados pela população em área de risco. Vamos até o local e nosso engenheiro faz a avaliação, e se for necessário interditar a casa, nós interditamos. Nosso função é evitar acidentes”, explica o chefe de gabinete da Defesa Civil picoense, Coriolano Júnior.

 

 

Com infarmações do RiachãoNet, CidadesNaNet e ASCOM

BANNER MATÉRIA FINAL

Deixe um comentário