A Petrobras informou nesta quarta-feira (18) que vai reduzir o preço da gasolina em 12% e do diesel em 7,5% nas refinarias a partir desta quinta-feira (19).
O corte nos preços se dá num momento em que as cotações do petróleo estão em forte queda com o avanço do surto de coronavírus no mundo e a desaceleração da economia global.
Nesta quarta, as cotações de petróleo seguem em queda. O barril de referência nos Estados Unidos, o WTI, registrou o menos preço desde o fim de abril de 2003. A última vez em que o petróleo nos EUA chegou a esse nível foi quando os Estados Unidos invadiram o Iraque e a China havia apenas iniciado sua ascensão como potência global.
Na sexta (13), a Petrobras já havia feito um um corte agressivo nos preços dos combustíveis com a queda da cotação do petróleo.
Preços nos postos
O repasse de ajustes dos combustíveis nas refinarias para o consumidor final nos postos, no entanto, não é imediato e depende de diversos fatores, como consumo de estoques, impostos, margens de distribuição e revenda e mistura de biocombustíveis.
Nos postos, os preços do diesel e da gasolina recuaram na semana passada, de acordo com dados divulgados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
Segundo levantamento da ANP, o valor médio do litro da gasolina para o consumidor recuou 0,35%, a R$ 4,515. O preço do litro do diesel caiu 1,17% no período, para R$ 3,618, pela sétima semana seguida.
G1
Deixe um comentário