A Secretaria de Saúde de Picos, por meio do Departamento Vigilância Sanitária do Município (DIVISA) vai intensificar a fiscalização com os cuidados com a alimentação durante período carnavalesco. A vigilância sanitária tem um cronograma de planejamento anual e nas datas em que o município tem festejos de maior proporção(carnaval, Festberro, São João e aniversário de Picos) os trabalhos da vigilância se intensificam.

Profissionais da Vigilância Sanitária
Serão 14 profissionais da (DIVISA) que estarão durante todas as noites do período carnavalesco fiscalizando os produtos oferecidos aos foliões. Objetivo é intensificar as inspeções sanitárias e minimizar os riscos da população durante os dias de folia e com isso, possibilitar aos foliões, um atendimento com qualidade e segurança.
“ A partir de hoje a vigilância vai estar dando orientação para os barraqueiros, a gente vai dar orientação quanto à higiene, conservação de equipamentos, manipulação dos alimentos e prazo de validade dos alimentos, a gente também vai distribuir material de proteção individual: tocas , luvas e mascara”, explicou Rita de Cássia Leônidas, fiscal sanitário.

Rita de Cássia Leônidas, fiscal sanitário.
A fiscal orienta ainda: “Os foliões devem prestar bastante atenção com relação ao rótulo dos alimentos, se tem registro, se alimentos não são clandestinos, principalmente com água de coco porque é um produto bastante perecível”.
Para finalizar, as pessoas devem ficarem atentas à exposição dos alimentos. Eles devem ser acondicionados em recipientes adequados e não devem ser adquiridos se apresentarem embalagens sujas, com vazamentos, enferrujadas, amassadas ou estufadas.
Serão fiscalizados os estabelecimentos que manipulam e comercializam alimentos, como bares, barracas, restaurantes, entre outros.

Deixe um comentário