Cidades

Oposição critica Mensagem do prefeito de Dom Expedito Lopes na abertura do Ano Legislativo 2020

(Foto/ Portal O Povo/ Prefeito fez a leitura da Mensagem do Executivo)

As dependências do Plenário Vereador Francisco de Assis Conrado Lopes, na Câmara de vereadores de Dom Expedito Lopes, ficaram lotadas na Sessão Solene que abriu o Ano Legislativo no município na noite desta última sexta-feira (07). Na oportunidade o prefeito, Valmir Barbosa (PDT), compareceu para fazer a leitura da tradicional Mensagem do Poder Executivo para o Poder Legislativo. Já os parlamentares votaram e aprovaram diversos Projetos de Lei e Requerimentos.

A sessão foi iniciada com a leitura da Mensagem do Executivo feita pelo prefeito, Valmir Barbosa. Na Tribuna o gestor fez um resumo dos seus três primeiros anos de administração destacando pontos que considerou positivos. Em seu discurso o prefeito ainda elencou as obras que irá realizar neste último ano do seu mandato, com prioridade para construção de uma estrada na zona rural, a abertura de duas ruas na zona urbana, além da aquisição de veículos para as Secretarias.

Em seguida foi a vez dos vereadores se revezaram em discursos inflamados na Tribuna da Câmara. Os parlamentares da base governista elogiaram a Mensagem do Poder Executivo e destacaram a importância da abertura da estrada ligando o município a uma importante área da zona rural.

(Foto/ Portal O Povo/ Prefeito fez a leitura da Mensagem do Executivo)

Por outro lado os vereadores da oposição não pouparam críticas a Mensagem, a administração de Valmir Barbosa e cobraram o fato dele ter entrado na Justiça para que um aumento salarial dos Edis, aprovado em 2018, fosse anulado, resultando na redução de R$ 153,84 (cento e cinquenta e três reais e oitenta e quatro centavos) nos vencimentos, inclusive com a determinação da Justiça para a devolução dos valores retroativos pagos a mais.

Outro ponto bastante questionado foi a cobrança da COSIP (Contribuição para o Custeio dos Serviços de Iluminação Pública), que na avalição dos parlamentares é abusiva, onde segundo os mesmos foram arrecadados mais de R$ 150.000,00 (cento e cinquenta mil reais) nos últimos meses.

Para o presidente da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Dom Expedito Lopes, Francisco De Assis Marcolino Dantas, o De Assis (Progressista), a Mensagem do Executivo não condiz com a realidade.  O parlamentar frisou que a maior parte das obras citadas pelo gestor, a exemplo da pavimentação poliédrica de ruas, não foi feita com recursos próprios, mas sim através de Emendas Parlamentares reivindicadas, junto a deputados, por algum dos vereadores da atual Legislatura.

De Assis também criticou a promessa do prefeito de adquirir veículos para os órgãos municipais. “Ele falou aí [que vai adquirir] vários carros. Em Dom Expedito Lopes em três anos só entrou um carro no dia 05 de outubro de 2018. É uma L200 que até hoje não apareceu nessa cidade”, cobrou o presidente da Câmara.

Participaram da sessão que abriu os trabalhos na Câmara de Dom Expedito os vereadores, De Assis (Progressista), Kyldary Gonçalves (REDE), Nilza (PV), Toinho de Quinca (PSDB), Joaquim do PT (PT), Evanil (PRTB), Luiz Quinôr (PC do B) e Waguim (PSDB). A única ausência foi da vereadora, Ireny Gonçalves (Progressista). O vice-prefeito, Écio Flávio (PSB), e vários secretários municipais também prestigiaram a abertura dos trabalhos no Poder Legislativo Expeditense.

Matérias aprovadas:

Nessa Sessão Solene, além da leitura da Mensagem do Executivo, foram votados e aprovadao os seguintes Requerimentos e Projetos de Lei: Construção de uma lombada transversal na Avenida Principal do Buriti Grande, fixação de uma placa sinalizatória do quebra-molas, colocação de dois postes a localidade São José, instituição da Semana do Bebê, denominação deum Posto de Saúde e de uma rua, ambos no Povoado Buriti Grande.

 

Fonte: OPovo

BANNER MATÉRIA FINAL

Deixe um comentário