Esporte

Raphael Freitas marca dois e SEP sai na frente em decisão do título da Série B

Restam agora somente 90 minutos para o campeão piauiense da Série B comemorar a taça da edição 2019. No estádio Helvídio Nunes, em Picos, na noite desta sexta-feira, o Picos derrotou o Timon, por 2 a 1, no jogo de ida da final – a primeira parte do confronto. Todos os gols saíram de pênalti, no segundo tempo: Raphael Freitas, duas vezes, e Bismarck, descontou. Em Teresina, na próxima quinta-feira, dia 31, Zangão e Águia voltam a se encontrar, no estádio Lindolfo Monteiro. Com um empate, o time da Terra do Mel comemora o título. Ao Timon, resta vencer por qualquer placar. O 1 a 0, por exemplo, é suficiente para festejar em casa o troféu.

Artilheiro isolado: Raphael faz a diferença

Raphael Freitas

Raphael Freitas, autor dos dois gols na partida de ida da final, assumiu a artilharia isolada da Série B do Piauiense. Agora, o camisa 9 do Zangão soma seis gols no campeonato. No jogo, uma ausência para o Timon: o seu camisa 9, o atacante Eduardo, acabou poupado após sentir dores nas costas, uma lombalgia. Desfalque importante para a Águia Soberana em Picos. Fez falta.

Primeiro tempo em branco

Como tem a vantagem de jogar por resultados iguais, o Timon teve uma postura bastante defensiva no Helvídio Nunes. O primeiro tempo foi amplamente dominado pelo Zangão, que martelou muito, ficou com a bola e rondou a área do goleiro Jaílson. Apesar da posse, o volume criado não foi tão agressivo, e a soberania ofensiva não foi correspondida em gols. Erinaldo e João Pedro, escalados para o ataque do Timon, tiveram poucas chances de contra-ataques – uma proposta bastante clara da equipe de Teresina. Com variações na forma de atacar, pelo meio (com Aurélio, Idevam), ou nas pontas (João Paulo e Hugo Freitas), o Picos não soube finalizar. A falta de agressividade, na última zona do campo, e um adversário cauteloso fizeram o primeiro tempo ficar sem gols.

Gols no segundo tempo

Quando finalmente acertou o último passe, ficou mais perigoso e encurralando o adversário na área, o Picos teve, de fato, chances de abrir o placar. Aos três minutos, João Paulo recebeu na medida, mas antes de bater para o gol, acabou derrubado na área. Raphael Freitas bateu o pênalti e fez o primeiro. Incendiado, o Picos manteve o ritmo avassalador, que resultou no segundo pênalti. Hugo Freitas acabou sofrendo falta do goleiro Jaílson. Aos 8 minutos, Raphael Freitas fez o 2 a 0. O placar construído rápido na etapa final fez o Zangão deixar o duelo morno. Quando a vitória larga parecia ser confirmada, o Timon teve um pênalti. Aos 30, Victor Recife meteu a mão na bola, e Antônio Dib deu a penalidade. Bismarck colocou no canto. Diminuindo o prejuízo, o Timon pareceu satisfeito com o 2 a 1, assim como o Picos, e primeiro duelo teve os últimos minutos sem grandes chances.

O técnico da SEP Adelmo Soares, disse que a partida foi favorável para a SEP, que jogou bem, e disse que os erros cometidos hoje serão estudados para que não aconteçam na próxima partida que trará a decisão final do campeonato. “A gente fez um grande jogo. Tivemos um bom primeiro tempo. Fizemos um estudo e o adversário veio marcar na linha 4, dificultando a nossa entrada dentro da área dele e a gente conseguiu puxar mais um pouco no vestiário. Graças a Deus tivemos essa sorte de sair o primeiro gol e, em seguida, sair o segundo. Infelizmente tomamos aquele gol que não deveríamos ter tomado, mas paciência. É trabalhar para consertar e não acontecer mais. Esse resultado nos dá tranquilidade e vamos nos recuperar para retomar os treinos e tentar tirar os defeitos todos para que não aconteçam lá, porque se acontecerem, é prejuízo, pois já é a final. E temos um objetivo que é sermos campeões”, afirmou.

Adelmo Soares

O Atacante e artilheiro Raphael Freitas, celebrou a vitória e acredita no título do Zangão. “Conseguimos reverter a vantagem que era do Timon e ficamos felizes com o jogo que fizemos. Agora é descansar e ter tranquilidade para que na quinta-feira fazermos um grande jogo e esperamos conseguir o título”, disse.

 

 

BANNER MATÉRIA FINAL

Deixe um comentário