Picos-PI, 27 de fevereiro de 2024
Saúde

Sesapi inicia ações nas escolas contra o Aedes aegypti

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), por meio do Programa Saúde na Escola, iniciou ações de mobilização junto aos municípios, para o combate à dengue. Nas ações, os estudantes de 3.273 escolas públicas do Piauí serão orientados para o enfrentamento das arboviroses e sensibilização sobre o aumento de casos de dengue no Brasil.

De acordo com a coordenadora do Programa Saúde na Escola, na Sesapi, Márcia Silva, a secretaria enviou aos gestores escolares dos 224 municípios do Piauí as orientações dos Ministérios da Saúde e da Educação ressaltando a urgência de ações de educação em saúde e da união para combater o mosquito.

“Já encaminhamos aos municípios a nota técnica e as diretrizes de atuação do PSE no ano de 2024. É um trabalho conjunto, entre saúde e educação, de enfrentamento ao mosquito. As ações consistem na divulgação do tema da Semana Saúde na Escola, publicação de informes orientadores e apoio aos Grupos de Trabalho Intersetorial – GTI M para o planejamento do combate ao Aedes aegypti. ”, explica a coordenadora.

Esta edição da Semana Saúde na Escola tem como tema “Defender a Vida, Ampliar a Vacinação, Combater a Dengue e Promover Saúde nos Territórios.

A Sesapi também disponibilizou aos municípios, por meio do PSE, o projeto Trilhas de Ação, que são orientações elaboradas no âmbito do Programa Saúde na Escola para secretários municipais de Saúde e Educação, diretores e professores das escolas públicas e profissionais da saúde da Atenção Primária. O objetivo de desenvolver semanalmente atividades de combate, prevenção e identificação de sintomas causados pelo mosquito Aedes aegypti.

Na terça-feira (27), o Ministério da Saúde também realizará um Webinário Intersetorial do PSE Mobilização Nacional: Combate ao Mosquito nas Escolas – Brasil Unido contra a Dengue, destinado aos gestores escolares.

“Iniciamos a mobilização das escolas para atividades e engajamento de enfrentamento ao mosquito. Neste primeiro momento, foi repassado todo o material de campanha, além das orientações dos ministérios para as atividades a serem desenvolvidas nas escolas. Também vamos trabalhar junto aos municípios de maior incidência, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação, atividades de prevenção às arboviroses”, disse a superintendente de Atenção à Saúde e Municípios da Sesapi, Leila Santos.

Nesta segunda-feira (26), o secretário de Estado da Saúde, Antonio Luiz, representou o governador Rafael Fonteles em reunião on-line, com a ministra da Saúde, Nísia Trindade, e os representantes do Consórcio Nordeste, para alinhar as ações de combate à dengue na região.

Programa Saúde na Escola

O Programa Saúde na Escola foi criado em 2007 e é resultado de uma parceria entre os Ministérios da Saúde e da Educação. As duas políticas voltadas às crianças, adolescentes, jovens e adultos da educação pública brasileira se unem para promover saúde e educação integral. É uma estratégia para o desenvolvimento da cidadania e da qualificação das políticas públicas brasileiras, que busca melhorar a saúde dos educandos, reduzir a evasão escolar e a intermitência de frequência por problemas de saúde, além de reforçar os compromissos e pactos estabelecidos por ambos os setores.

BANNER MATÉRIA FINAL 2

Deixe um comentário