Picos-PI, 22 de novembro de 2023
Cidades

UPA de Picos vai reforçar urgência e emergência na região

A Secretaria Estadual da Saúde (Sesapi), está finalizando as obras de reforma da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), em Picos. Quando estiver em pleno funcionamento, a unidade vai realizar atendimentos 24 horas de urgência e emergência.

Segundo o superintendente de Média e Alta Complexidade da Sesapi, Dirceu Campêlo, com o novo serviço de pronto atendimento, os casos de urgência e emergência vão direto para os atendimentos na UPA. “Estamos separando o fluxo de atendimentos. A UPA realizará os atendimentos de urgência e emergência. O Hospital Regional Justino Luz será o Complexo Materno Infantil. O novo hospital que está sendo construído será a Unidade de Internação Referenciada”, explicou o superintendente.  O município de Picos conta ainda com a Policlínica, que realiza consultas eletivas e pós-operatório.

“A obra da UPA faz parte do Plano de Expansão de Média e Alta Complexidade e irá melhorar o acesso direto da população, com atendimentos 24 horas de urgência e emergência adulto e pediátrico”, destaca Jônatas Melo, superintendente de Gestão da Administração.

O Plano de Expansão de Média e Alta Complexidade visa promover a regionalização da saúde. A expansão engloba todas as macrorregiões de saúde e inclui a implantação de novos serviços, bem como a instalação de novas unidades de saúde, seguindo a hierarquização em rede.

Funcionamento UPA

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h faz parte da Rede de Atenção às Urgências. O objetivo é concentrar os atendimentos de saúde de complexidade intermediária, compondo uma rede organizada em conjunto com a atenção básica, atenção hospitalar, atenção domiciliar e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU)192.

Desta forma, a população terá uma melhoria no acesso, um aumento da capacidade de atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS). A UPA 24h oferecerá estrutura com raio-X, eletrocardiografia, laboratório de exames, atendimentos de clínica médica, pediatria e leitos de observação. Se necessário, o paciente poderá ser encaminhado para um hospital da rede de saúde, para realização de procedimento de alta complexidade.

BANNER MATÉRIA FINAL

Deixe um comentário