Picos-PI, 25 de outubro de 2023
Piauí

Projeto vai beneficiar 40 mil agricultores familiares no Piauí

O Estado do Piauí teve proposta aprovada em chamada pública de um importante projeto do Governo Federal – o “Projeto Sertão Vivo, Semeando Resiliência Climática em Comunidades Rurais no Nordeste”, que foi lançado nesta terça-feira (24) no Palácio do Planalto, em Brasília, pelo presidente Lula e pelo presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante. A proposta do Piauí foi encaminhada pelo Governo do Estado, por intermédio da Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada).

WhatsApp Image 2023-10-24 at 15.23.45.jpeg

Ao lado do governador em exercício do Piauí, Themístocles Filho, o secretário de Assistência Técnica e Defesa Agropecuária, Fábio Abreu, participou do lançamento. O Projeto Sertão Vivo tem a proposta de apoiar a população rural do semiárido do nordeste brasileiro, incluindo agricultores familiares, assentados da reforma agrária e comunidades tradicionais (povos indígenas, fundo de pasto, quilombolas). Ao todo, R$ 1,75 bilhão beneficiarão 430 mil famílias no semiárido nordestino.

Na ocasião, foi divulgado o resultado da chamada pública e assinado o convênio entre Governo Federal e Estadual. O secretário Fábio Abreu explica que a proposta piauiense irá contemplar 90 municípios e cerca de 40 mil famílias serão beneficiadas, em um prazo de seis anos.

“A Sada irá coordenar ações que têm como base o fortalecimento da agricultura familiar, a produção de alimentos e o combate à pobreza. Também contaremos com o apoio da Secretaria de Agricultura Familiar (SAF), que é coautora do projeto que elaboramos. Aproveito para destacar o apoio do governador Rafael Fonteles, que foi muito solícito no sentido de assinar e indicar a nossa proposta e, agora, aprovada, teremos pressa para que nós possamos ter o recurso empregado, garantindo aos piauienses, sobretudo àqueles que mais precisam, a oportunidade de melhorias”, comemorou Fábio Abreu.

WhatsApp Image 2023-10-24 at 15.23.45 (1).jpeg

O governador em exercício, Themístocles Filho, afirmou que o programa deve ser efetivado em quatro meses. “O Sertão Vivo irá beneficiar milhares de famílias e milhões de habitantes do sertão nordestino. É um projeto de grande relevância para o apoio à população rural do Piauí, com qualificação e geração de emprego e renda”, disse.

A proposta do Piauí prevê a execução de ações que incluem: Implantação cisternas de produção resiliente; Quintais Produtivos; Sistema de reuso de águas cinzas; Sistemas agroflorestais; Barragens subterrâneas e outras tecnologias sociais.

O Projeto Sertão Vivo ainda recomenda que os agricultores familiares beneficiados adotem princípios e práticas que proporcionem acesso à água, aumentem a produtividade e a segurança alimentar das famílias beneficiadas, ampliem a resiliência dos sistemas de produção agrícola, restaurem ecossistemas degradados e promovam a redução das emissões de gases do efeito estufa.

BANNER MATÉRIA FINAL

Deixe um comentário