Picos-PI, 27 de outubro de 2023
Cidades

Piauí Pet Castramóvel chegará em Picos nos dias 03 e 04 de novembro

O município de Picos irá sediar a terceira edição do projeto itinerante Piauí Pet Castramóvel, nos dias 3 e 4 de novembro de 2023. A ação será realizada em anexo no estacionamento do Piauí Shopping Center, das 15h às 18h, no primeiro dia, e das 8h às 18h, no segundo dia de atendimento. A previsão de até 500 cadastramentos de animais no local, para encaminhamento à castração e procedimento de implantação de microchip. O projeto é promovido pelo Governo do Piauí, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado (Semarh), sendo coordenado e executado por meio da Diretoria de Conservação da Biodiversidade (DCBio).

Foto reprodução

O projeto é previsto no programa de compromissos da pasta, o ECO Piauí. A castração é uma das estratégias para conter a superpopulação de animais em situação de rua e evitar a proliferação de doenças como o calazar, além de proteger animais, principalmente filhotes, contra o abandono, lhes garantindo maior bem-estar e saúde.

“Com essa ações, nós finalizamos as três ações previstas, em três municípios, desse projeto que tem uma grande importância social enorme. Sabemos que os animais domésticos, principalmente os que estão em situação de rua, necessitam da castração para o controle populacional, pois assim evitamos que mais animais sofram com o abandono”, destaca Jurema Chaves, diretora da DCBio. “A castração vem para resolver também um problema de saúde pública, pois ajuda a evitar a transmissão de doenças dos animais às pessoas”, ressalta.

Junto à castração, os animais atendidos pelo projeto também passarão pelo implante de microchip para um trabalho continuado, por meio do monitoramento populacional dos animais. Esse é um dos grandes avanços tecnológicos trazidos pelo Piauí Pet Castramóvel e totalmente gratuito.

Como parte da terceira edição do Castramóvel, será oferecida pelo Governo do Estado emissão gratuita de RG Pet, no local da ação, com entrega em minutos. Além disso, serão distribuídas coleiras de prevenção ao calazar. Acontecerá ainda também o Projeto Circuito Pet, promovido pelo Governo do Estado, que irá oferecer serviços como: hidratação de patinhas, higiene dos ouvidos e corte de unhas.

O secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí, Daniel Oliveira, destaca que os resultados da primeira ação superaram as expectativas e que para a segunda edição, espera-se mais um resultado positivo e de impacto positivo aos animais domésticos. “Estamos muito felizes em promover esta segunda edição do Castramóvel, agora na cidade de Parnaíba, um projeto inovador e tão importante, que irá promover a saúde dos animais domésticos e em situação de rua e, consequentemente, garantir maior bem-estar à população animal do município”, pontua.

O objetivo do projeto itinerante é que todos os animais sejam avaliados e passem pela triagem durante os dois dias da ação, por meio do atendimento realizado por sete veterinários. Os veterinários orientarão os tutores e responsáveis sobre o local e data dos exames pré-operatórios, para identificar quais animais estarão aptos para passarem pela castração e implantação do microchip. As clínicas onde os procedimentos serão realizados são vinculadas à Fundação Cultural e de Fomento à Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação (Fadex), a qual coordenará os trabalhos de castração por meio do Hospital Veterinário da Universidade Federal do Piauí (HVU).

O Piauí Pet Castramóvel é a primeira iniciativa do Governo Estadual que garante a castração gratuita e implantação de microchips em animais domésticos em todo o Piauí. A primeira ação foi realizada em Teresina, onde mais de 300 cães e gatos foram cadastrados e mais de 190 já foram castrados. E no início de outubro, a segunda ação aconteceu em Parnaíba, onde mais de 690 animais foram atendidos e cadastrados.

BANNER MATÉRIA FINAL

Deixe um comentário