Picos-PI, 29 de agosto de 2023
Cidades

Picos: bactéria causa morte de bovinos e Adapi recomenda incineração

A bactéria conhecida como Clostridium sp tem causado a morte de bovinos na cidade de Picos, no interior do Piauí. A causa da mortandade súbita só foi descoberta após análise da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (Adapi) que recomendou a incineração das carcaças para evitar que a doença- que pode ser evitada através da vacinação- se alastre.

Foto: arquivo Cidadeverde.com

“É uma toxinfecção provocada pela ingestão de uma toxina e afeta bovinos e várias espécie de animais. Qualquer suspeita, qualquer mortalidade súbita ou anormal em qualquer espécie de animal, o criador deve buscar a Adapi, a Secretaria de Assistência Técnica de Defesa (Sada) para comunicar a ocorrência dessa anormalidade”, alerta Idílio Moura, gerente de Defesa Animal da Adapi.

Ele fez ainda um segundo alerta aos criadores de gado para que incineram as carcaças. “Evitem carcaças de animais mortos em suas propriedades. A orientação é incinerar e enterrar, jamais deixá-las expostas para evitar o consumo de outros animais. O Clostridium, que é uma bactéria, é provocada por esporos que produzem toxinas e podem infectar outros animais, se ingeridas, principalmente em animais com deficiências minerais. É uma intoxicação provocada nos bovinos através do consumo das toxinas de um dos grupos dos clostridium”, explica Moura.

A bactéria pode causar doenças como tétano, botulismo, entre outras. O gerente da Adapi reforça a importância da vacinação. “O criador tem que vacinar o gado contra as clostridioses. O mercado tem uma gama de vacinas e o criador pode buscar essas lojas veterinárias, adquirir a vacina e imunizar seus animais para protegê-los e outras espécies também. Fica a orientação: não deixar carcaças expostas, mineraliizar o rebanho e vacinar anualmente o rebanho. Não é uma vacinação obrigatória, como é a da febre aftosa e da brucelose, mas é importante”, reforça Idílio Moura que diz que é rara a contaminação em humanos por meio dos animais.

Por Graciane Araújo/ Cidade Verde

BANNER MATÉRIA FINAL

Deixe um comentário