Picos-PI, 25 de janeiro de 2023
Piauí

Governador participa de solenidade dos 200 anos da Independência do Piauí

O governador do Piauí, Rafael Fonteles, deu continuidade às atividades comemorativas em alusão ao bicentenário da adesão do Piauí à Independência do Brasil, em Oeiras, na manhã desta terça-feira (24). Foi exatamente neste dia, em 1823, que o brigadeiro Manoel de Sousa Martins declarou a independência do Piauí do domínio português.

Em homenagem ao brigadeiro, popularmente conhecido como Visconde da Parnaíba, o governador participou de honras militares e da aposição de corbelha de flores no Monumento 24 de Janeiro, na BR-230, onde fica a estátua deste que é um grande símbolo da liberdade piauiense.

“Há exatos 200 anos, Manoel foi decisivo na luta da então província do Piauí contra os portugueses e para a consolidação do processo de libertação do Brasil. Então, é uma honra estar aqui, neste 24 de janeiro, no monumento que relembra e consagra para a história os atos de bravura do nosso povo, prestando as devidas homenagens”, disse o governador Rafael Fonteles.

Em seguida, o governador participou de culto em ação de graças, na Primeira Igreja Batista. Logo após, seguiu para missa em ação de graças, na Catedral de Nossa Senhora da Vitória, a primeira igreja do Piauí.

O governador deu continuidade às atividades alusivas aos 200 anos da Independência com a solenidade de Outorga da Ordem Estadual do Mérito Renascença do Piauí. “Além de honrar os heróis do passado, homenageamos os heróis do presente. Aqui, muitos foram condecorados por seus relevantes serviços prestados e que são importantes para o desenvolvimento do nosso Piauí, cada um dentro do seu raio de atuação”, afirmou.

A advogada Ellen dos Santos Costa, que atua na defesa das mulheres, foi uma das homenageadas na solenidade. “Estou muito feliz e orgulhosa pelo reconhecimento de um trabalho que vem sendo feito em defesa das mulheres vítimas de violência e em situação de rua. Ser lembrada e premiada mostra que estamos no caminho certo e que podemos contribuir ainda mais”, finalizou.

BANNER MATÉRIA FINAL 2

Deixe um comentário