Picos-PI, 17 de janeiro de 2023
Piauí

Centro de monitoramento faz alerta de risco de inundações e enxurradas no Piauí

Imagem: Reprodução/Cemaden

O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) emitiu um alerta nesta segunda-feira (16) para o risco de eventos geo-hidrológicos, como inundações e enxurradas, em quase todo o Piauí nas próximas 24 horas.

O comunicado, elaborado por uma equipe multidisciplinar do órgão, considera a previsão de chuvas com intensidade moderada a forte dos últimos dias nos municípios das regiões Norte, Centro-Oeste e Sudoeste piauiense.

Segundo o Cemaden, a intensidade das chuvas podem ocasionar acúmulos que favorecem a ocorrência de enxurradas e inundações em áreas urbanas, além de extrapolar a capacidade dos sistemas de drenagem de áreas com alto grau de impermeabilização do solo e/ou alta declividade.

Também nesta segunda-feira (16), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas de chuvas intensas para 155 municípios piauienses da região Norte e Centro-Norte do estado. Os avisos são válidos até a manhã da terça-feira (17).

Rio Parnaíba

No último sábado (14) a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) aumentou o volume de vazão do reservatório de Boa Esperança para 600 metros cúbicos por segundo (m 3/s), o que deve impactar no aumento do nível do Rio Parnaíba.

Por conta disso, a Defesa Civil do Estado reuniu uma equipe técnica para discutir o monitoramento do volume das águas da e o planejamento de ações preventivas, sobretudo em áreas ribeirinhas.

 

BANNER MATÉRIA FINAL 2

Deixe um comentário