Picos-PI, 17 de dezembro de 2022
Política

“Torço para que haja consenso”, diz Rafael Fonteles sobre eleição da Alepi

O governador eleito – e agora diplomado – Rafael Fonteles (PT) afirmou que vem trabalhando para um consenso entre os deputados estaduais na disputa pela presidência da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) para os próximos biênios. Atualmente, dois nomes são cogitados para disputar a vaga: Franzé Silva (PT) e Severo Eulálio (MDB).

Em entrevista à imprensa nessa sexta-feira (16), Fonteles ressaltou que o poder legislativo é independente e que os deputados deverão resolver o imbróglio entre eles, mas ponderou que torce para um consenso.

Rafael Fonteles – Foto: Marcelo Cardoso/GP1

“Tenho certeza que a casa saberá escolher o melhor nome para conduzir os trabalhos do poder legislativo, que é independente e harmônico. Todos os candidatos são da nossa base de apoio, então torço para que haja um consenso, se for possível”, declarou o governador eleito.

Rafael Fonteles também frisou que a maioria esmagadora dos da bancada da Alepi irá compor a base aliada de seu governo, e por isso ele pediu um entendimento entre os parlamentares. “Eu pedi o entendimento à nossa base aliada de 22 deputados, podendo haver o consenso na casa é o ideal. Então é a nossa torcida, o nosso pedido de consenso, mas a casa é livre, os deputados e deputadas, para decidir o destino do poder, que é independente do poder executivo, que é harmônico, mas que é independente”, concluiu Rafael Fonteles.

Entendimento

Nesses últimos dias, tanto Franzé Silva, quanto Severo Eulálio passaram a adotar o discurso do consenso, afirmando que PT e MDB estão dialogando no sentido de encerrar o debate em torno da eleição da mesa diretora da Alepi. A princípio, o que se tem dito é que Franzé deve assumir o comando da casa nesse primeiro biênio (2023-2024), e Severo, o próximo (2025-2026).

Fonte: GP1 

BANNER MATÉRIA FINAL

Deixe um comentário