Picos-PI, 19 de janeiro de 2022
Cidades

Vacinação contra a Covid-19 para crianças inicia no próximo sábado em Picos

Foto reprodução

Na manhã desta terça-feira, 18 de janeiro, o Secretário Municipal de Saúde de Picos, Aldo Gil, participou de uma coletiva de imprensa no auditório do CTA. Na oportunidade, o Secretário falou sobre a logística da vacinação contra a Covid-19 a ser realizada em crianças na faixa etária de 5 a 11 anos com comorbidades, que iniciará no próximo sábado (22).

O Secretário, Aldo Gil, explicou como ocorrerá a vacinação nas crianças, segundo o gestor, haverá uma capacitação para os profissionais de saúde treinarem para a aplicação da vacina nessa faixa etária.

Secretário Aldo Gil e a Coordenadora de imunização, Mariana Fontes

“A vacinação nas crianças será na faixa etária de 5 a 11 anos, onde terá início no próximo sábado. Antes da aplicação das vacinas, teremos uma capacitação dos profissionais de saúde, para o treinamento de como realizar a aplicação, a vacina que será aplicada nas crianças vai ser a Pfizer. Destaco ainda que as vacinas das crianças são diferentes das de adultos, a concentração é menor, a concentração de MRNA na de adultos é de 0.5 mg e na de crianças é 0.1 mg, a diluição também é menor, então estamos tomando todos os cuidados para que não aconteça nenhum erro. A vacina está vindo com uma cor diferente para evitar erros como o que aconteceu na Paraíba, que foi aplicado em crianças a vacina de adultos”, disse o Secretário.

Na ocasião, a Coordenadora de imunização, Mariana Fontes, esteve acompanhando o Secretário, Aldo Gil, e explicou para a imprensa que as crianças só serão vacinadas com a presença dos pais ou responsáveis legais.

Coordenadora de imunização, Mariana Fontes

“É necessário a presença dos pais, pois sabemos que a vacina da Pfizer quando é aplicada, existe um tempo de esperar de 15 minutos que a pessoa deve ficar em observação, e no caso das crianças esse tempo será maior, de 20 minutos, para caso a criança apresentar alguma reação, no local da vacinação teremos médicos capacitados realizando atendimento. Ressaltou ainda que em várias cidades do Brasil a imunização em crianças já teve início e não tivemos casos de reações adversas graves”, contou Mariana Fontes.

A Coordenadora de Imunização ainda explica que as crianças que estiverem gripadas são recomendadas a adiar, especialmente se ela estiver com sintomas de febre.

Número de doses

O Secretário de Saúde, Aldo Gil, conta que nesta primeira fase de vacinação para as crianças, o município de Picos recebeu 430 doses do imunizante, de acordo com ele, a cidade de Picos, tem mais de 7 mil crianças aptas a receberem a vacina.

“O primeiro grupo a receber a vacina serão crianças com comorbidades. Posteriormente os demais grupos serão contemplados, nessa primeira fase recebemos 430 doses, mas temos mais de 7 mil crianças aptas a receber o imunizante”, contou Aldo Gil.

Aldo Gil finalizou dizendo que sempre que inicia um novo ciclo de vacinação, o município recebe poucas doses, mas que assim como vem ocorrendo na vacinação de adultos, logo a situação será normalizada e o número de doses recebidas será aumentado.

Secretário de Saúde Aldo Gil

“Sempre que inicia o um novo ciclo vacinal, sempre recebemos poucas doses, mas se ocorrer como a vacinação de adultos, logo a situação normaliza e o número de doses recebido será aumentado. Como sabemos já estamos na aplicação da 3ª dose, a dose de reforço e já estamos bem avançados, e não temos problemas com falta de vacina e deste modo acredito que com as vacinas das crianças será igual” finalizou Aldo Gil.

CCOM – PMP         

 

BANNER MATÉRIA FINAL

Deixe um comentário