Picos-PI, 10 de janeiro de 2022
Saúde

Gripe ou Covid-19? Especialista fala sobre sintomas e orienta para cuidados

Na primeira semana do ano foi registrado em quase todo o Brasil um aumento no número de casos de síndromes gripais. No Piauí as unidades de saúde estão lotadas de pacientes em busca de atendimento com uma única dúvida: é gripe ou covid-19?

Novas variantes da Influenza como da Covid-19 circulam pelo país e, diante dessa realidade, o Vida Saudável deste sábado (08), convidou a diretora de vigilância em saúde da Fundação Municipal de Saúde, Dra. Amariles Borba. (assista no vídeo acima)

Segundo a especialista, mesmo que os sintomas entre Covid-19 e Influenza possam ser parecidos, é possível notar diferenças entre a intensidade dos casos.

Quando o paciente está com um quadro de síndrome gripal (SG), ele apresenta febre, dor de cabeça, tosse, coriza, congestão nasal, diarreia, vômitos e até dores musculares. Já na Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), além de apresentar a os sintomas de síndrome gripal, o paciente também tem desconforto respiratório, pressão ou dor persistente no tórax.

“Você precisa ter uma perspicácia e entender o que o seu corpo está dizendo. A Covid-19 dá mais cansaço, dificuldade de respiração, enquanto que o H3N2 vai dar mais adiante. (…) Os sintomas da Covid e a H3N2 são bem parecidos. Tem que fazer o teste e também tomar os cuidados para se proteger e não complicar”, disse Amariles Borba.

Como se proteger

Diante da coinfecção por Covid-19 e Influenza, chamada de “Flurona”, manter os cuidados preventivos é essencial. As principais orientações: uso de máscara, higienização das mãos, distanciamento social e manter ambientes ventilados.

 

BANNER MATÉRIA FINAL

Deixe um comentário