Picos-PI, 10 de junho de 2021
Esporte

Campeonato Piauiense Sub20 terá seis equipes e começa dia 3 de julho


Foto: Neyla Cabral/Ascom Fluminense

O Campeonato Piauiense sub20 vai acontecer na temporada 2021. Após um ano sem competições de base devido a pandemia hoje (9) em arbitral na sede da FFP ficou definido que a competição terá seis equipes; Flamengo, Fluminense, Piauí, Picos, River, Timon. A previsão de inicio é no dia 3 de julho e acontece no formato de pontos corridos com jogos de ida e volta, todos em Teresina e os quatro melhores avançam para as semifinais disputadas em jogo único, com vantagem do mando de campo e do empate para a equipe com melhor índice técnico; final disputada também em jogo único, sem vantagens – em caso de empate, decisão nos pênaltis.

O Piauí Esporte Clube (PEC) rebaixado em 2020 para segunda divisão tem a competição de base como um primeiro passo de reestruturação. O time terá Marcão como técnico e o auxiliar e coordenador Ayslan Santos representou o clube no arbitral. “Já temos uma espinha dorsal, não iremos fazer avaliação porque não temos tempo é montar para o jogo. Estamos visando com esse trabalho também a disputa da segunda divisão”, frisou.

Por conta da pandemia que impossibilitou que a competição acontecesse no ano passado a competição ‘virou’ sub20 e se estendeu também a idade de inscrição dos atletas – nascidos em 2001, 2002, 2003 e 2004. “Eu acho que o campeonato mais importante da federação é esse da categoria de base. São campeonatos que dão direito a disputar competições nacionais e as equipes do Piauí precisam começar a se estruturar na base. A gente vê no Sul as pessoas gastando menos porque tem base forte e a gente fica assustado quando fala desse Fluminense que foi o 6° clube que gastou menos exatamente por conta do trabalho da base”, explicou Vicente Medeiros, diretor de futebol do Fluminense.

Foto: Neyla Cabral/Ascom Fluminense

A FFP decidiu mandar na categoria sub20 o mesmo nível de exigências e protocolos do profissional e por isso os clubes ficarão responsáveis pela testagem dos seus respectivos atletas e da comissão técnica, devendo apresentar o resultado à FFP obrigatoriamente em até 24h antes das datas pré-estabelecidas. Outro ponto é que a competição terá um troféu para o campeão do 1° turno e outro para o campeão 2ª turno e geral.

“Tivemos uma dificuldade tremenda com essa pandemia que nos assola desde o ano passado. Voltamos agora com as competições de base e teremos seis clubes no sub20 e tivemos interesse de mais equipes como Caiçara, Comercial e Oeirense, mas só seis participaram do arbitral. Tivemos o profissional com o nível muito bom que até surpreendeu e esperamos que a base também tenha esse bom nível”, disse Daniel Araújo FFP.

O torneio Estadual coroa as equipes com vagas nacionais. O campeão será o representante legal na Copa São Paulo 2022, desde que haja o convite da Federação Paulista de Futebol, da Copa do Nordeste Sub-20 de 2022 e Copa do Brasil Sub-20 de 2022; o vice-campeão participará da Copa São Paulo 2022, desde que venha o convite da Federação Paulista de Futebol.

 

BANNER MATÉRIA FINAL

Deixe um comentário