Picos-PI, 3 de setembro de 2020
Cidades

Prefeito Padre Walmir afirma que o município combate à Covid-19 sem apoio do governo

Prefeito de Picos Padre Walmir Lima – Foto Folha Atual

O Município de Picos, terceira maior cidade do Piauí, se mantém firme no enfrentamento à Covid-19, mesmo sem apoio do Governo do Piauí.  O prefeito de Picos, Padre Walmir Lima (PT), relatou que a parceria financeira entre o Estado e o Município está sendo descumprida.

De acordo com o gestor, o Governo do Piauí firmou um convênio com o município que assegurava o repasse de R$ 750 mil, a ser pago em três parcelas trimestralmente, porém o repasse está com nove meses de atraso. “A administração municipal segue honrando seus compromissos e combatendo à doença em meio as dificuldades financeiras”, comentou.

Co-financiamento

O co-financiamento é uma contrapartida do Governo do Estado para a saúde dos municípios. Em Picos, este recurso também está atrasado conforme o prefeito. “Tem recursos para serem pagos do ano passado, e deste ano de 2020, nem se fala. O Governo do Estado está sim com dívida com Picos, uma dívida grande”, frisou o prefeito.

CIEM

Segundo Padre Walmir Lima, logo no início da pandemia, Picos começou a trabalhar estratégias de enfrentamento da doença, reestruturando o Centro Integrado de Especialidades Médicas (CIEM), para os atendimentos dos pacientes com síndromes respiratórias e com sintomas da Covid-19. Desde então, o local se tornou uma “porta de entrada” para os pacientes de Picos e da macrorregião, na busca de soluções contra o novo coronavírus.

Serviços no CIEM estão sendo mantidos somente pela gestão municipal

“Começamos a trabalhar na busca da solução do problema foi cedo aqui em nosso município, com testagens, ofertando medicamentos e oferecendo atendimentos para as pessoas de Picos e de várias cidades da região que se deslocam frequentemente para o CIEM”, garantiu.

Testes rápidos e medicamentos

Walmir Lima reafirmou que o município sempre buscou junto à Secretaria Estadual de Saúde a aquisição de testes rápidos e medicamentos para o CIEM, mas que poucas vezes foi atendido, e sempre em pouca quantidade. “Diziam que mandariam mais amanhã, depois de amanhã e nada, ficando apenas na promessa, e o município tendo que bancar sozinho com todas as despesas”, comentou.

O prefeito de Picos ainda lamentou que algumas pessoas fiquem criticando sem saber a verdadeira realidade. “Lamento muitas vezes comentários de algumas pessoas, que ficam criticando a situação, sem saber que o Município é que está honrando com todos os compromissos para manter o funcionamento das ações de saúde. Se buscamos testes no Estado, não tem. Se buscamos medicamentos, não tem. Se solicitamos os repasses financeiros acordados, só recebemos promessas”, desabafou.

O gestou finalizou dizendo que em nenhum momento foi procurado pelo secretário de Estado da Saúde do Piauí para discutir sobre um Plano de Combate à Covid-19 no município de Picos, estando a gestão municipal fazendo de tudo para cumprir com seu papel.

 

 

Folha Atual

BANNER MATÉRIA FINAL

Deixe um comentário