Picos-PI, 22 de setembro de 2020
Outras notícias

Como consultar sua situação junto à Justiça Eleitoral

Foto reprodução

Faltam menos de dois meses para as eleições municipais. Eleições que serão bem diferentes por causa das restrições impostas pela pandemia do novo coronavírus. A começar pela própria data, que foi alterada em função da Covid-19. Mas apesar do adiamento da dia da votação, outras datas do calendário eleitoral permaneceram inalteradas, como a do prazo para expedição da primeira via, transferência ou regularização do título de eleitor, vencido no dia 6 de maio.

Caso o eleitor não esteja em dia com a Justiça Eleitoral, ele não poderá escolher o futuro prefeito e vereador da sua cidade. E terá que enfrentar algumas complicações por causa disso. A pessoa que não vota e nem justifica o seu voto fica sujeita à multa, cujo valor será definido por um juiz eleitoral, além de ser impedida de se inscrever em concurso público, obter passaporte ou carteira de identidade, entre outras penalidades.

O cidadão pode consultar a situação do seu título de eleitor pelo site: http://www.tse.jus.br/eleitor/titulo-e-local-de-votacao/consulta-por-nome. Basta informar o nome, CPF e o nome da mãe para fazer a pesquisa. Com esses dados, o site informa o número do título de eleitor, designado como “inscrição”.

Se o eleitor deseja saber se está em situação regular, é só seguir o mesmo procedimento no site do Tribunal Superior Eleitoral. Mas em caso de perda do título, não precisa solicitar uma segunda via. O eleitor só precisa baixar o aplicativo e-Título, disponível para Android e iOS. O app substitui o título em papel e pode até ser usado para embarcar em voos domésticos.

 

CidadeVerde

BANNER FINAL MATÉRIA 02

Deixe um comentário