Picos-PI, 13 de março de 2020
Cidades

Picos conta com plano contra o Coronavírus e exames podem ser realizados a domicílio

A prefeitura de Picos por meio da Secretaria de municipal de saúde (SMS) apresentou na manhã desta quinta-feira (12) o Plano  Municipal de Contingência no combate ao Coronavírus. O evento aconteceu na sede da Secretaria.

Plano Contingencial Municipal no combate ao Coronavírus

A reunião teve como objetivo apresentar o plano  contingencial Municipal para enfrentamento do Coronavírus (COVID-19) e divulgar para população e profissionais de saúde, esclarecimentos e as medidas adotadas pela SMS Picos em parceria com o Hospital Regional Justino (HRJL)e a Secretaria de Saúde do Estado (SESAPI ).

Diretor técnico do Centro de especialidade medicas (CIEM), Dr Pascoal Gomes

A apresentação do plano foi feita pelo diretor técnico do Centro de especialidade medicas (CIEM), Dr Pascoal Gomes. “O profissional de saúde tem que ter o sigilo médico, a gente não pode está expondo os pacientes e os casos suspeitos. É importante que tenhamos zelo e ética, principalmente na condução dos casos suspeitos”, alertou o diretor.

Plano de ação

“Com esse plano com certeza estaremos fazendo um elo diante do tema abordado”, comentou o prefeito de Picos,  Padre  Walmir.

“Nós estamos com uma equipe técnica formada, estamos capacitando todos os nossos coordenadores para que esse ideia dentro do município de Picos  seja disseminada e implantada esse plano de contingenciamento que preparamos com muito carinho e responsabilidade”, declarou o Secretário de Saúde, Dr Junior Santos.

O Coordenador Municipal Epidemiológico, Robson  Cley esteve presente e destacou: “  Com o plano nós vamos traçar novas ações diante de algum caso suspeito que aparecer na cidade, então  a gente está fazendo  todo fluxo como vai ser atendido  esse paciente, como vai ser colhido essa amostra, como vamos mandar para o laboratório e como vai ser atendido e acompanhado esse paciente”.

Coordenador Municipal Epidemiológico, Robson Cley

O coordenador alerta que caso alguma pessoa que veio de outros países onde está circulando o vírus apresente alguns dos sintomas, o mesmo deverá entrar em contado com a unidade básica de saúde ou com o número 136 e será destinada uma equipe para realizar os exames na residência do mesmo.

“Toda rede vai estar articulada e conectada, caso aconteça algum caso suspeito, a gente vai entrar em contado com a unidade de saúde e realmente saber se é um caso suspeito, e nós estamos montando uma equipe, e essa equipe que vai fazer um atendimento domiciliar para que esse paciente não circule na cidade”.

A  apresentação do plano contou com a presença do prefeito de Picos, Padre Walmir; Secretário de Saúde, Dr Junior Santos; do diretor técnico  do Centro de Especialidades Médicas, Pascoal Gomes da Costa;da Diretora do Hospital Regional Justino, Samara  Martins; jornalistas locais, coordenadores, colaboradores  e profissionais de saúde.

 

Ascom

Com informações do GandePicos

 

BANNER MATÉRIA FINAL

Deixe um comentário