Picos-PI, 18 de março de 2020
Saúde

Com casos suspeitos em Picos, Prefeitura emite novo decreto com medidas preventivas ao Coronavírus

Coletiva de imprensa sobre as novas medidas adotadas no decreto.

A Prefeitura Municipal de Picos emitiu novo decreto com medidas preventivas mais específicas ao Coronavírus, após reunião na manhã desta quarta-feira (18). Segundo o secretário de saúde Júnior Santos, dois casos suspeitos estão sendo investigados e um já foi descartado.

“Um já foi descartado, já foi feito o exame e deu negativo. Os outros dois já estão sendo feito os exames. Um que viajou para o estado do Pernambuco e outro que teve contato com pessoas de outro país. Mas todo o protocolo foi cumprido a risca, esses exames já foram enviado para o LACEN – [ Laboratório Central de Saúde Pública do Piau] – agora é a gente aguardar o resultado e com fé em Deus será negativo como foi o primeiro” disse Júnior Santos.

Júnior Santos – Secretário Municipal de Saúde

O Secretário Municipal de Saúde também comenta sobre a expectativa das novas medidas. “Hoje nós estamos tomando mais medidas de prevenção, proibindo algumas coisas na cidade para que a gente consiga achatar essa curva ascendente de proliferação do vírus”, destaca o secretário.

O Diretor Técnico do CIEM, Pascoal Gomes, explica a necessidade de adotar novas medidas. “A Secretaria de Saúde de Picos foi a primeira a implantar o Plano de Contingência Municipal e ele tem várias atividades, principalmente a capacitação, e nós já capacitamos enfermeiros e outros profissionais de saúde, além de discutir com o Hospital Regional Justino Luz sobre o fluxo de atendimento aos pacientes de Picos e regiões vizinhas”, frisa.

Diretor Técnico do CIEM, Pascoal Gomes

O Diretor Técnico do CIEM ainda fala sobre a proliferação das fake news.  “A Secretaria já elaborou um material educativo através dos podcasts e dentro do Plano de Contingência foi pontuado o conceito das fake news, há muita informação e as vezes elas se desencontram, induzindo a população a tomar medidas sem embasamento científico”, explica.

Prefeito Padre Walmir Lima assina novo decreto com medidas de combate ao Coronavírus

O Prefeito Pe. Walmir Lima fala que além da questão financeira com insumos, há outras preocupações.  “Outra preocupação importante é o caos que pode causar nos hospitais e no sistema como um todo, pois não vai ter espaço para todo mundo, então nesse momento o mais importante é cada um se prevenir, é o cuidado, o isolamento, pois é isso que vai impedir que ela se prolifere”, comenta.

A reunião aconteceu na sala de reuniões do Palácio Coelho Rodrigues e contou com a presença do Procurador do Município Maycon Luz, a Diretora do Centro Integrado em Especialidades Médicas (CIEM) Maria Santana, o Secretário Municipal de Saúde Júnior Santos, o Diretor Técnico Pascoal Gomes e o Prefeito Pe. Walmir Lima.

Principais medidas

  • Suspender todas os procedimentos eletivos (consultas, exames e cirurgias)
  • Suspender a marcação de consultas e exames na central de marcação
  • Suspender atividades do CIEM, CTA, PAM, CLISAM e CEO
  • Manter as atividades da Estratégias da Saúde da Família
  • Suspender atividades do NASF e academias de saúde públicas e privadas
  • Fica suspenso todo atendimento coletivo ao público nos CRAS e CREAS
  • Fica recomendado aos bares, restaurantes e lanchonetes para que seja mantido o afastamento de 1,5m entre as mesas, além do fornecimento de álcool em gel
  • Fica suspenso os estágios curriculares de todos os cursos de nível médio e superior no âmbito da Administração Municipal.
  • Ficam suspensas todas as atividades da ESF relacionadas ao alcance de metas de cadastramento e de desempenho
  • O funcionamento do setor administrativo, sistema de informação em saúde, serviço social, da farmácia e sala de vacina será conforme escala
  • Fica autorizada a liberação de servidores públicos municipais acima de 60 anos do comparecimento a suas atividades laborais junto ao órgão de lotação
  • Fica determinado o atendimento prioritário de pacientes com sintomas respiratórios, devendo ser priorizado o atendimento de idosos.

Confira o Decreto completo clicando aqui  

BANNER MATÉRIA FINAL 2

Deixe um comentário