Picos-PI, 26 de dezembro de 2019
Piauí

endas no Natal aumentam 5% no Piauí, as maiores dos últimos 4 anos

As vendas do Natal bateram a meta de aumento 5% em relação ao mesmo período do ano passado, o maior crescimento dos últimos quatro ano, informou, na tarde de quarta-feira (25), o presidente do Sindicato dos Lojistas do Comércio do Estado do Piauí (Sindlojas), Tertuliano Passos.

Ele disse que as vendas do comércio do Piauí pararam de crescer desde 2016, e em 2018, no ano passado, as vendas caíram 1% em relação a 2017, que já tinham sido menores do que 2016.

“Desde 2016, as vendas vêm caindo. Em 2017 o crescimento das vendas foi menor do que as de 2016 e em 2018 tivemos uma queda nas vendas em 1%”. As vendas neste Natal atingiram a nossa meta, de 5%”, afirmou Tertuliano Passos.

Ele afirmou que o aumento de vendas do comércio do Piauí pode ser ainda maior, o que vai depender do período de trocas de presente e das vendas de final de ano porque existem consumidores que só compram após o Natal.

Tertuliano Passos credita o aumento das vendas no comércio do Piauí ao aumento da confiança do consumidor na economia e a queda do desemprego, além do fato de Teresina ter menor índice de famílias endividadas do Brasil.

O índice de famílias endividadas em Teresina é de 52%, quando no resto do país esse índice varia de 61% a 64%.

Para ele, o aumento de confiança do consumidor ocorre quando ele está empregado e houve uma queda no desemprego.

“Quando as pessoas estão desempregadas , a tendência é a redução das vendas porque elas não têm confiança de que podem pagar pelo que compram. Quando ocorre redução do desemprego, como foi registrado agora, as vendas aumentam”, falou Passos.

Os setores que mais registraram aumento em suas vendas no Piauí durante o Natal foram os de confecções,  calçados, alimentação e bebidas.

“As vendas foram principalmente de calças, camisas, calçados e bolsas, além de alimentos e bebidas”, falou Tertuliano Passos.

BANNER MATÉRIA FINAL 2

Deixe um comentário