A Prefeitura Municipal de Picos emitiu novo decreto com medidas preventivas mais específicas ao Coronavírus, após reunião na manhã desta quarta-feira (18). Segundo o secretário de saúde Júnior Santos, dois casos suspeitos estão sendo investigados e um já foi descartado.
“Um já foi descartado, já foi feito o exame e deu negativo. Os outros dois já estão sendo feito os exames. Um que viajou para o estado do Pernambuco e outro que teve contato com pessoas de outro país. Mas todo o protocolo foi cumprido a risca, esses exames já foram enviado para o LACEN – [ Laboratório Central de Saúde Pública do Piau] – agora é a gente aguardar o resultado e com fé em Deus será negativo como foi o primeiro” disse Júnior Santos.
O Secretário Municipal de Saúde também comenta sobre a expectativa das novas medidas. “Hoje nós estamos tomando mais medidas de prevenção, proibindo algumas coisas na cidade para que a gente consiga achatar essa curva ascendente de proliferação do vírus”, destaca o secretário.
O Diretor Técnico do CIEM, Pascoal Gomes, explica a necessidade de adotar novas medidas. “A Secretaria de Saúde de Picos foi a primeira a implantar o Plano de Contingência Municipal e ele tem várias atividades, principalmente a capacitação, e nós já capacitamos enfermeiros e outros profissionais de saúde, além de discutir com o Hospital Regional Justino Luz sobre o fluxo de atendimento aos pacientes de Picos e regiões vizinhas”, frisa.
O Diretor Técnico do CIEM ainda fala sobre a proliferação das fake news. “A Secretaria já elaborou um material educativo através dos podcasts e dentro do Plano de Contingência foi pontuado o conceito das fake news, há muita informação e as vezes elas se desencontram, induzindo a população a tomar medidas sem embasamento científico”, explica.
O Prefeito Pe. Walmir Lima fala que além da questão financeira com insumos, há outras preocupações. “Outra preocupação importante é o caos que pode causar nos hospitais e no sistema como um todo, pois não vai ter espaço para todo mundo, então nesse momento o mais importante é cada um se prevenir, é o cuidado, o isolamento, pois é isso que vai impedir que ela se prolifere”, comenta.
A reunião aconteceu na sala de reuniões do Palácio Coelho Rodrigues e contou com a presença do Procurador do Município Maycon Luz, a Diretora do Centro Integrado em Especialidades Médicas (CIEM) Maria Santana, o Secretário Municipal de Saúde Júnior Santos, o Diretor Técnico Pascoal Gomes e o Prefeito Pe. Walmir Lima.
Principais medidas
- Suspender todas os procedimentos eletivos (consultas, exames e cirurgias)
- Suspender a marcação de consultas e exames na central de marcação
- Suspender atividades do CIEM, CTA, PAM, CLISAM e CEO
- Manter as atividades da Estratégias da Saúde da Família
- Suspender atividades do NASF e academias de saúde públicas e privadas
- Fica suspenso todo atendimento coletivo ao público nos CRAS e CREAS
- Fica recomendado aos bares, restaurantes e lanchonetes para que seja mantido o afastamento de 1,5m entre as mesas, além do fornecimento de álcool em gel
- Fica suspenso os estágios curriculares de todos os cursos de nível médio e superior no âmbito da Administração Municipal.
- Ficam suspensas todas as atividades da ESF relacionadas ao alcance de metas de cadastramento e de desempenho
- O funcionamento do setor administrativo, sistema de informação em saúde, serviço social, da farmácia e sala de vacina será conforme escala
- Fica autorizada a liberação de servidores públicos municipais acima de 60 anos do comparecimento a suas atividades laborais junto ao órgão de lotação
- Fica determinado o atendimento prioritário de pacientes com sintomas respiratórios, devendo ser priorizado o atendimento de idosos.
Deixe um comentário