Com o aumento dos casos de covid-19 no Piauí, prefeituras começam a editar decretos proibindo, sobretudo, a realização de eventos que gerem aglomeração. Após levantamento na noite desta quarta-feira (02), o GP1 verificou que 34 cidades já estão sob medidas restritivas.
As prefeituras seguem, com isso, o decreto estadual assinado nesta terça-feira (01) pelo governador Wellington Dias (PT), que proibiu a promoção de todo e qualquer evento, público ou privado, até o dia 1º de março.
Com a determinação estadual, grandes eventos já foram adiados ou cancelados, principalmente prévias de Carnaval.
A medida levou em conta recomendação do Comitê de Operações Emergenciais de Combate à Covid-19 (COE), e dados indicando aumento nos novos casos e na taxa de ocupação de leitos de UTI.
Multa
Entre as prefeituras que editaram decreto, cinco estabeleceram multa que pode chegar até R$ 50 mil, para casos de descumprimento das normas, são elas: Barras, Landri Sales, Ribeira do Piauí, Santa Cruz do Piauí e Picos.
Toque de recolher
Dois municípios decretaram toque de recolher. Em Landri Sales, até o dia 07 de fevereiro está proibida a circulação de pessoas em espaços e vias públicas, ou em espaços e vias privadas equiparadas a vias públicas, no horário compreendido entre 22h e 5h, ressalvados os deslocamentos de extrema necessidade. Já na cidade de Santa Luz, o decreto vale até 06 de fevereiro, com toque de recolher no horário compreendido entre 20h e 5h.
Veja os municípios que suspenderam eventos no Piauí:
Água Branca
Alegrete do Piauí
Amarante
Angical do Piauí
Barras
Bom Jesus
Cabeceiras do Piauí
Campo Alegre do Fidalgo
Campo Maior
Castelo do Piauí
Cocal
Corrente
Cristalândia do Piauí
Elesbão Veloso
Floriano
Fronteiras
Gilbués
Joaquim Pires
Joca Marques
Lagoa do Barro do Piauí
Landri Sales
Luís Correia
Luzilândia
Madeiro
Miguel Alves
Passagem Franca do Piauí
Picos
Ribeira do Piauí
Santa Cruz do Piauí
Santa Luz
São João do Piauí
São Miguel do Fidalgo
Uruçuí
Vera Mendes
Deixe um comentário