Educação

Programa Saúde na Escola promove ações contra abuso infantil em Picos

Durante todo o mês de maio, uma parceria entre as Secretarias Municipais de Educação e Saúde, por meio do Programa Saúde na Escola (PSE), promoveu ações de conscientização e prevenção ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes em escolas da rede municipal de Picos.

As atividades foram desenvolvidas de forma lúdica e educativa, levando informação e diálogo aos estudantes sobre a importância do cuidado com o próprio corpo, do respeito aos limites e da identificação de situações que possam representar desconforto ou perigo.

De acordo com a coordenadora do Programa Saúde na Escola, Medinha Santana, o diálogo é uma das principais ferramentas de proteção da infância.

“Precisamos ensinar nossas crianças desde cedo sobre proteção, respeito e confiança. Quando elas entendem que ninguém pode tocar em seu corpo sem consentimento e que podem conversar com adultos de confiança, fortalecemos essa rede de cuidado e proteção”, destacou.

As palestras e atividades educativas aconteceram em três escolas da rede municipal de Picos, reforçando o compromisso do município com a promoção de uma infância mais segura, protegida e consciente.

BANNER MATÉRIA FINAL 2