Em uma noite marcada por emoção, representatividade e compromisso com a defesa dos direitos femininos, foi inaugurado na sexta-feira (22) o Espaço de Acolhimento “De Mulher para Mulher”, uma iniciativa da Comissão Legislativa de Proteção e Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara Municipal de Picos.
A cerimônia, realizada nas dependências da Casa Legislativa, reuniu autoridades municipais, representantes de movimentos sociais, lideranças comunitárias e entidades voltadas à promoção da igualdade de gênero. O espaço foi criado em atendimento a um requerimento apresentado pelas vereadoras Creusa Nunes, Dalva Mocó, Valdivia Santos e Noêmia Marques, que integram a Comissão e lideram o movimento de fortalecimento da cultura de respeito e proteção às mulheres picoenses.

Idealizado pela vereadora Creusa Nunes, o projeto foi debatido e aprovado pelo Legislativo municipal e agora se concretiza como um marco na assistência a mulheres em situação de vulnerabilidade.
“Somos pioneiros nesse projeto na região e vamos dar mais segurança à mulher para fazer suas denúncias. Muitas vezes, elas não têm orientação, e este espaço oferecerá encaminhamento a profissionais especializados”, afirmou a parlamentar.


Durante o evento, o presidente da Câmara, vereador Rinaldinho, transferiu simbolicamente a condução dos trabalhos legislativos à vereadora Creusa, em reconhecimento à iniciativa. Ele destacou que o novo espaço oferecerá atendimento com advogada e assistente social.
“É um acolhimento inicial, seguro e humanizado, para a mulher que sofre violência e tem receio de procurar diretamente a polícia”, explicou.
O Espaço de Acolhimento “De Mulher para Mulher” funcionará no anexo da Câmara Municipal de Picos e terá como missão prestar escuta qualificada, orientação jurídica e apoio psicossocial, facilitando o acesso a políticas públicas e à rede de proteção social.



Presente na inauguração, a vice-prefeita de Picos, Xandú Neri, ressaltou o impacto social da ação.
“A iniciativa é maravilhosa e demonstra a sensibilidade da Câmara em não fechar os olhos para uma realidade dura. As mulheres vão se sentir respeitadas, empoderadas e acolhidas com apoio técnico”, afirmou.
A secretária estadual das Mulheres, Zenaide Lustosa, também participou do evento e destacou o papel do espaço no fortalecimento da rede de enfrentamento à violência.
“Essa sala se soma a outros equipamentos, como o futuro Centro de Referência da Mulher em Picos. Enfrentar a violência é dever do poder público e da sociedade, e esse projeto fortalece essa rede de apoio”, disse.
Sessão solene e homenagens


Antes da inauguração, uma sessão solene foi realizada no plenário da Câmara, com a presença de vereadores, autoridades e representantes de entidades ligadas à defesa dos direitos das mulheres. Na ocasião, foram entregues medalhas do Mérito Legislativo Vereador Gilson Nunes a mulheres que se destacam na luta pelos direitos femininos:
- Zenaide Batista Lustosa Neta – Secretária Estadual da Mulher do Piauí
- Mariléia Carvalho Dantas – Ex-delegada
- Karine Nunes Barros – Diretora da Penitenciária Feminina de Picos
- Julieta Sampaio Neves Aires – Defensora Pública
- Maria José Alves do Nascimento (Nêga Mazé) – Coordenadora da UMP (Núcleo de Picos)
- Roberta Maria de Deus Urtiga – Vice-diretora da Faculdade R. Sá
Além das medalhas, diplomas de homenagem foram entregues como forma de reconhecimento ao trabalho de mulheres que atuam na promoção da equidade e no combate à violência de gênero.
Veja fotos abaixo;



























































Deixe um comentário