O Governo do Piauí fez a entrega, na manhã desta quarta-feira (17), de dez ambulâncias com capacidade de transportar pacientes graves para a frota de hospitais da rede estadual. A ação contou com a presença do governador Rafael Fonteles (PT), além do secretário de Saúde Antônio Luiz e diretores das unidades regionais beneficiadas.
Os novos veículos serão destinados ao atendimento e transporte de pacientes de alto risco em emergências pré-hospitalares e para transporte inter-hospitalar que necessita de cuidados médicos intensivos.
De acordo com Nirvania Cardoso, diretora do Hospital Getúlio Vargas, a ambulância tem equipamentos e o espaço necessário para que o transporte seja feito com maior segurança.
“São ambulâncias de suporte avançado com desfibriladores, ventiladores para que a gente possa monitorar os pacientes. Ela é direcionada, principalmente pacientes graves, mas pode ser usado para outros pacientes com quadros de saúde mais tranquilo, pois além dele vai também médico e enfermeiro auxiliando no transporte”, disse.
Vão receber ambulâncias o Hospital Getúlio Vargas (Teresina), Hospital Regional João Pacheco Cavalcante (Corrente), Hospital Regional Senador Dirceu Arcoverde (Uruçuí), Hospital Regional Eustáquio Portela (Valença), Hospital Regional Manoel de Sousa Santos (Bom Jesus), Hospital Regional Chagas Rodrigues (Piripiri), Hospital Regional Senador Cândido Ferraz (São Raimundo Nonato), Hospital Regional Justino Luz (Picos), Hospital Francisco Ayres Cavalcante (Amarante) e Hospital Gerson Castelo Branco (Luzilândia).
Na parte clínica, o governo também tem investido em ações ligadas à telemedicina.
Em entrevista ao Cidadeverde.com, o secretário de saúde pontuou que uma das metas traçadas é para que Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos 224 municípios tenham acesso ao atendimento médico virtual.
“Com certeza nós teremos em cada UBS municipal atendimento de telesaúde, com clínica-geral 24 horas por dia, podendo ser 7 dias por semana. Mas também a Saúde Digital, existe uma forma da pessoa ter consultas da sua própria casa, no aplicativo do celular, facilitando realmente esse atendimento em 10 especialidades médicas e reduzindo a necessidade de deslocamento do paciente para consulta”, disse.
Rafael Fonteles, em entrevista, destacou ações de infraestrutura que o governo tem programado. Para esta semana, há a previsão de inauguração de um Hospital de Urgência no município de Picos.
“Além do Saúde Digital, que é a telesaúde, o plano de expansão da média alta complexidade que está acontecendo, por exemplo, sexta-feira nós vamos entregar o HUT de Picos, o Hospital de Urgência de Picos, até meados do ano teremos um “HGV de Picos” também sendo entregue, estamos fazendo investimentos em vários hospitais do interior, entregamos recentemente o centro cirúrgico de Simplicio Mendes e também de Elésbão Veloso, está em obra nesse momento”, disse.
Deixe um comentário