A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), através da Sala de Monitoramento e Previsão de Eventos Climáticos Extremos, comunica que entre os dias 20 e 26 de fevereiro são esperadas chuvas volumosas, com o acúmulo de até 100 mm de água em um período de 24 horas.
Na maioria dos municípios do estado, a previsão é que as chuvas acumuladas em 24 horas atinjam em torno de 50 mm.
As mesorregiões mais afetadas pelas chuvas intensas estão localizadas nas regiões norte, centro-norte e sudeste. Três sistemas estão influenciando a ocorrência dessas chuvas desde segunda-feira (19): oscilação de Madden Julian (MJO), Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e ventos provenientes do oeste. A interação desses três sistemas está contribuindo para a possibilidade de chuvas elevadas.
Sara Cardoso, coordenadora da Sala de Monitoramento e Previsão de Eventos Climáticos Extremos, explica que durante o período de 19 a 26 de fevereiro é possível que ocorram níveis de chuva ainda mais altos. “Dentro deste período, existe a possibilidade de acumular mais de 150 mm de chuva no total”, destaca.
A Semarh orienta que a população esteja atenta e tome as precauções necessárias para lidar com possíveis eventos climáticos extremos.
Deixe um comentário