A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) informou nesta terça-feira (15) que está sendo registrada uma queda na taxa de transmissibilidade da covid-19 no estado, que atualmente está em 1,05. Os dados são do relatório epidemiológico divulgado Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs).
O maior índice já registrado nessa terceira onda, foi de 1,27, na semana de 9 a 15 de janeiro deste ano. Depois na semana de 16 a 22 de janeiro deste ano, o estado registrou uma taxa de transmissibilidade de 1,25.
Na última semana essa taxa caiu para 1,05. Isso significa, que 100 pessoas infectadas com o coronavírus transmitem o vírus para outras 105 pessoas. Segundo a Sesapi, cenário mais confortável é aquele em que essa taxa está abaixo de 1, o que significa que a doença está recuando.
O secretário Florentino Neto explicou que a vacinação é fundamental para a diminuição dos casos.
“É importante esclarecer que comportamento da sociedade influencia no aumento ou na diminuição da taxa. Então, é fundamental que a população procure se vacinar. Estamos bem na cobertura vacinal, primeira e segunda dose, com destaque nacional, mas precisamos melhorar os números em relação a dose de reforço. Por isso, pedimos que as pessoas não desperdicem a oportunidade de tomar a vacina”, destacou o secretário Florentino Neto.
Os dados do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde também apontaram que tem ocorrido uma alta em relação as mortes, com uma média de 10 casos por dia. O estado já registrou um total de 7.558 mortes.
“Estamos preocupados com a baixa adesão à dose de reforço. Embora a imunização tenha começado em setembro, pouco mais de 24,71% da população elegível voltou aos postos para tomar a vacina”, destacou Florentino.
Deixe um comentário