O governador Wellington Dias (PT) enviou nesta terça-feira (23) para a Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) o projeto de lei que pede a antecipação de dois feriados para reforçar o isolamento social no estado, devido o aumento de casos confirmados da Covid-19. A medida também busca desafogar a superlotação de leitos nas redes pública e privada de Saúde, com pacientes infectados pelo novo coronavírus.
O feriado de Nossa Senhora Aparecida, comemorado no dia 12 de outubro, será antecipado para a próxima sexta-feira (26).
Já o feriado de Corpus Christi, comemorado no dia 03 de junho, será antecipado para a próxima terça-feira (30).
Wellington Dias reforça a importância do isolamento social para que o estado consiga barrar a transmissibilidade da Covid-19. “O feriado de 12 de outubro será antecipado para esta sexta-feira (26) e assim esperamos ter condições de barrar um pouco mais o coronavírus, tanto em Teresina quanto no interior”.
A Alepi deverá ler o pedido de antecipação dos feriados na quinta-feira (25).
O governador também sugeriu à Associação Piauiense de Municípios (APPM) que os municípios do Piauí antecipem seus feriados relativos aos aniversários das cidades para o dia 31 de março.
Para o secretário de Governo, Osmar Júnior, o objetivo é somar feriados antecipados e feriado de Semana Santa. “Teremos 10 dias entre feriados e finais de semana com medidas restritivas, um período com menos circulação de pessoas e com isso esperamos conter a ampliação da pandemia no estado”, disse o gestor.
O Governo do Piauí reforça que “o último decreto de antecipação de feriado conferiu bons resultados. O feriado do Dia do Piauí aconteceu no último dia 18 de março e foi registrado um efeito positivo no índice de isolamento social da população, que atingiu 44,90%, o maior percentual do Brasil”.
DECRETO
O decreto estadual em vigência com as medidas mais rígidas de isolamento social segue até o próximo domingo (28). Veja decreto aqui
Também na quinta (25), o governador Wellington Dias deverá anunciar as medidas a serem adotadas a partir da próxima semana. As novas medidas deverão seguir as mesmas já adotadas no decreto atualmente em vigência.
Com essas medidas, o Governo do Piauí deve reforçar o isolamento social durante a Semana Santa. O Governo também pede aos prefeitos municipais que analisem a antecipação de feriados municipais para o período da semana santa para reforçar o isolamento nesse período mais crítico da pandemia.
CidadeVerde
Deixe um comentário