Pessoas que irão para regiões com muitos casos, como São Paulo, a vacinação é imprescindível
O estado do Piauí está realizando ações de sensibilização contra o sarampo. A medida é uma ação preventiva que esta sendo realizada pela Secretaria Estadual da Saúde atendendo ao protocolo de recomendado pelo Ministério da Saúde. A recomendação da Sespi é que crianças a partir de 6 meses a 11 meses e 29 dias. É importante ressaltar a importância de se dirigir ao posto de saúde mais próximo de sua casa e atualizar a caderneta de vacinação de suas crianças.
Atualmente, no Piauí, a Sesapi já tem o registro de um caso confirmado e outros sete casos suspeitos da doença. O caso confirmado se trata de um “caso importado”, uma vez que o bebê referente ao caso contraiu a doença enquanto estava em uma viagem em São Paulo. A criança ainda não havia sido vacinada quando adquiriu o sarampo.
Em relação ao caso confirmado, foi efetuada a ação de bloqueio após o rastreamento dos locais por onde a criança esteve presente após a contaminação, realizando a imunização de todos que tiveram o contato com ela.
Referente aos sete casos suspeitos de sarampo, estão sendo aguardados testes que permitiram descartar ou não.
Transmissão
O sarampo é uma doença que passa com facilidade de uma pessoa para outra por meio da fala, tosse e espirro.
Prevenção
A vacina é a única forma de prevenção da doença e está disponível na vacinação de rotina nas unidades de saúde.
Sintomas
Os principais sintomas do sarampo são mal-estar geral, febre, tosse e coriza. A doença também provoca conjuntivite e se caracteriza por apresentar manchas vermelhas que aparecem no rosto e se espalham por todo o corpo.
Deixe um comentário