Picos-PI, 1 de junho de 2023
Outras notícias

Brasil tem mais de 9 milhões de desempregados, aponta IBGE

No Brasil, o total de 9,1 milhões de pessoas estão desempregadas, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados nesta quarta-feira (31), por meio da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad). O relatório aponta uma estabilidade no cenário, com uma leve elevação na taxa de desemprego.

Neste trimestre, o índice de desocupação atingiu 8,5%, contra 8,4% registrado três meses antes. De acordo com o IBGE, a redução na população ocupada foi impulsionada pela queda nos setores de serviços domésticos, que registrou uma retração de 3,3%, com a perda de 196 mil vagas.

A pesquisa também aponta a diminuição de postos de trabalho na agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura, com uma queda de 2,4%, o que representa 204 mil pessoas, além do comércio, reparação de veículos automotores e motocicletas, que teve uma diminuição de 1,4%, ou seja, 265 mil pessoas.

Atualmente, aproximadamente 98 milhões de brasileiros estão empregados, sendo que 36,8 milhões possuem carteira assinada, 25,2 milhões trabalham por conta própria e 12 milhões estão no setor público. No entanto, cerca de 67 milhões de brasileiros estão fora da força de trabalho, um aumento de 1,3% em relação ao trimestre anterior, o que representa quase 900 mil pessoas a mais.

GP1
BANNER MATÉRIA FINAL

Deixe um comentário