Picos-PI, 18 de maio de 2023
Piauí

Governador anuncia reforço policial nos 224 municípios

O governador Rafael Fonteles (PT) anunciou o reforço no quantitativo de policiais militares para os 224 municípios do Piauí. O anúncio foi feito durante reunião com prefeitos na Associação Piauiense de Municípios (APPM) na manhã desta quinta-feira (18). A audiência contou com a presença do presidente da entidade, Toninho da Caridade (PSD) e teve como objetivo discutir um Regime de Colaboração nas áreas da Saúde, Educação, Segurança e Saneamento entre os gestores.

Foi definido pelo governador que cada cidade tenha, no mínimo, oito policiais. O quantitativo terá origem dos 1,1 mil aprovados no concurso público feito para a PM que atualmente estão no curso de formação. A distribuição dos novos policiais vai acontecer em etapas definidas pela Secretaria de Segurança (SSP), que está fazendo um estudo para elencar as áreas prioritárias. A princípio, Teresina deve ser a primeira cidade a ser contemplada.

“Vamos comunicar aos prefeitos que todas as cidades do Piauí receberão novos policiais, robustecendo e aumentando à segurança e também queremos uma parceria para o instinto de identificação digital, queremos uma parceria para que todos os piauienses sejam recadastrados, conforme o modelo da Estônia. A ideia é que tenha o maior número de adesão de prefeitos municipais”, declarou.

Entre outros tópicos levados à reunião pelo governador estão propostas para os prefeitos para a cooperação em serviços de telesaúde, transporte escolar, o novo Marco do Saneamento e a desburocratização para a implantação de empresas, principalmente do setor digital.

A reunião também foi marcada pela presença do secretário de Governo Marcelo Noleto, Administração Washington Bonfim (PSB), Segurança Chico Lucas (PT), Saúde e Educação Antônio Luiz e Washington Bandeira.

Rafael Fonteles também destacou que é preciso ter clareza na separação entre a gestão administrativa e as disputas políticas. “Aqui não é uma questão política, não podemos misturar uma coisa com a outra, sob pena de prejudicar o povo. Aqui tem prefeitos que são é que não são dessa base. Temos que dialogar com todos, porque essa pauta da saúde, segurança”, frisou.

O prefeito Toninho de Caridade, presidente a APPM, pontuou sobre a importância deste diálogo direto entre o governador e os prefeitos. Para ele, a adesão à cooperação proposta será importante para os municípios.

“É um momento importante para os municípios. O governador quer mostrar a metodologia de trabalho para que a gente possa avançar junto. A adesão vai ficar a critério de cada gestor, não podemos afirmar que todos os gestores”, disse.

Por Paula Sampaio/ Cidade Verde

BANNER MATÉRIA FINAL

Deixe um comentário