Picos-PI, 5 de janeiro de 2023
Outras notícias

Brasil terá maior número de ministérios da América Latina

Com 37 ministérios, o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) superou o número de pastas de Cuba e Venezuela, países que são historicamente próximos do Partido dos Trabalhadores (PT). Países como Argentina, Colômbia, Equador, México e Uruguai têm menos de 20 ministérios

A atual formação da Esplanada tem 37 pastas, 60% a mais que durante a gestão de Jair Bolsonaro (PL), que tinha 23 ministérios.

Foto: Ricardo Stuckert – Lula e Alckmin com todos os ministros no dia 1º de janeiro de 2023

O Brasil está acima da média dos ministérios que têm países com nível de desenvolvimento similar, como Argentina (18), Colômbia (18), México (20), África do Sul (27) e até a Venezuela (33), presidida pelo excêntrico Nicolás Maduro. Na verdade, os 37 ministros de Lula colocam o Brasil em primeiro lugar nesse quesito na América Latina. Já governo de Miguel Díaz-Canel, presidente da ilha localizada na América Central e membro do Partido Comunista de Cuba.

Já em comparação com relação aos ministérios dos países desenvolvidos, Lula terá muito mais ministros que os líderes de Estados Unidos (15), Itália(15), França (16), Alemanha (16) e Reino Unido (21).Cuba e Venezuela

Além de tradicionais ministérios como Relações Exteriores, Educação e Saúde, Cuba e Venezuela possuem algumas pastas que não existem no Brasil.

Em Cuba, por exemplo, existem os ministérios da Construção, de Recursos Hidráulicos e da Indústria Alimentícia. Já na Venezuela existem as pastas de Habitat e Habitação, do Petróleo e do Ecossocialismo.

A proximidade de Lula com Cuba e o regime de Nicolás Maduro foi explorada e criticada pelo então candidato à reeleição Jair Bolsonaro ao longo da campanha eleitoral do ano passado.

 

Fonte: GP1

BANNER MATÉRIA FINAL 2

Deixe um comentário