Picos-PI, 21 de junho de 2021
Piauí

Piauí recebe 104 mil novas doses da vacina AstraZeneca

O Ministério da Saúde anunciou neste domingo (20) novas doses da vacina AstraZeneca aos estados. No total, são quase 5 milhões de doses do imunizante produzido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O Piauí recebeu 104.750 doses. A distribuição começou neste domingo (20) e está prevista para ser concluída na segunda-feira (21).

Foto: Sesapi

As doses do Piauí chegaram a Teresina na tarde de hoje. Os imunizantes são para aplicação de segunda doses de grupos contemplados em outras pautas de distribuição.

“Estas vacinas serão destinadas para a complementação do ciclo de imunização da população, que foi inserida em etapas anteriores”, destaca o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto.

As vacinas serão destinadas a 71% da população de 60 a 64 anos, que foi contemplada nas pautas 14-A ,15-A e 16-A. Também para 6% do grupo de forças de segurança e salvamento e forças armadas.

O secretário lembra à população da necessidade de se tomar a segunda dose das vacinas, para que a imunização seja completa.

“Pedimos mais uma vez que não deixem de tomar a segunda dose. Voltem aos postos de saúde no dia anunciado pelo seu município, ou que esteja marcado no seu cartão de vacina. A segunda dose é essencial para que você fique imunizado e mesmo vacinado com as duas doses não deixe de manter os cuidados para evitar a propagação do vírus”, ressalta Florentino Neto.

Antecipação da 2º dose

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) e os secretários municipais de Saúde aprovaram a determinação que a segunda dose da vacina  AstraZeneca será aplicada em 75 dias (2 meses e 15 dias) e não mais em 90 dias (três meses).

A resolução foi aprovada pela Comissão Intergestora Bipartite (CIB), composta por membros da Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) e do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems).

 

SIGA O PORTALTODEOLHO.COM NO INSTAGRAM 

BANNER SQUARE FINAL

Deixe um comentário