Picos-PI, 30 de junho de 2021
Outras notícias

Arquivo Municipal receberá nome do ex-vereador Carlos Luís Nunes de Barros

Arquivo Municipal está sendo totalmente reorganizado e estruturado.

Os vereadores aprovaram na sessão da última quinta-feira (24), um projeto de lei de autoria da mesa diretora, que dispõe sobre a criação e a nomeação do Arquivo Legislativo da Câmara Municipal de Picos, que será denominado “Arquivo Vereador Carlos Luís Nunes de Barros”.

O presidente da Câmara Municipal de Picos, o vereador Francisco das Chagas de Sousa, o Chaguinha (PTB), falou da aprovação do projeto e ressaltou que o arquivo será referência para o estado.

Vereador Chaguinha (PTB)

“Dentre os projetos que também foi votado em segunda discussão, foi à criação do arquivo legislativo que dá nome ao Vereador Carlos Luís Nunes de Barros. Nós estamos organizando o local que vai ser uma referência para o Estado do Piauí, vai ser um dos primeiros arquivos que vai ser digitalizado. Vamos ter tudo escaneado à disposição da comunidade” afirmou.

ARQUIVO

O arquivo da Câmara Municipal de Vereadores armazena documentos da instituição, assim como da Prefeitura, como balancetes, orçamentos de gestão e outros documentos. Em janeiro de 2021, quando o vereador Chaguinha assumiu a presidência da câmara, o arquivo encontrava-se amontoado e desorganizado. O mesmo já foi transferido para um novo local onde está sendo reorganizado.

Os arquivos estão sendo reorganizados

“Estamos concluindo a parte de organização desse arquivo, que não era criado ainda, porque ele funcionava numa sala da Câmara, e como ele cresceu bastante por conta das prestações de contas de todas as secretarias, foi obrigado a alugar uma casa, essa casa não estava mais atendendo porque ela estava totalmente desorganizada, um monte de papel jogado, pegando chuva, então tivemos a preocupação de guardar esse arquivo de forma organizada” disse Chaguinha.

Arquivos mais antigos reorganizados

Ainda segundo Chaguinha, a parte do arquivo referente a Câmara Municipal, já está totalmente organizada. “Estamos selecionando pasta por pasta, secretaria por secretaria, ano por ano. O da Câmara nós já conseguimos organizar todo o arquivo. Hoje se você chegar na sala de arquivo da Câmara, você vai encontrar tudo o que você quiser desde o período em que iniciou o arquivamento, até os dias atuais” ressaltou.

O presidente disse ainda que o trabalho de organização do arquivo continua, faltando apenas a parte referente aos arquivos da Prefeitura Municipal, que é a maior parte.

O trabalho de reorganização ainda está em andamento

“Nós estamos aos poucos estruturando ele e estamos fazendo a aquisição de novas estantes para poder comportar todas as prestações de contas e a partir da conclusão da organização física, nós vamos partir para o escaneamento, inclusive a Câmara já adquiriu um scanner, vamos adquirir agora um computador que comporte toda essa digitalização. E depois disso vamos abrir para a população conhecer, inclusive fazer a inauguração do arquivo, com placa de obra com o nome do vereador Carlos Luís Nunes de Barros” finalizou.

 

BANNER MATÉRIA FINAL

Deixe um comentário